K-pop: Pentagon fala sobre alistamento militar e show online

Em entrevista ao R7, banda também comentou sobre participar do programa 'Road to Kingdom', processo de criação e dinâmica entre os membros

Pentagon fala sobre carreira e alistamento de Jinho

Pentagon fala sobre carreira e alistamento de Jinho

Divulgação/ CUBE Entertainment

Dizer que 2020 foi um ano atípico é eufemismo, mas poucos artistas de k-pop podem dizer que o ano foi tão marcante quanto o grupo Pentagon.

Neste ano, eles participaram do programa de televisão Road to Kingdom, que reúne diversas bandas que ainda não tiveram a primeira vitória em atrações musicais.

Sendo o grupo sênior, o Pentagon brilhou semana após semana com apresentações que surpreenderam o público e levaram a experiência de quem está no mundo do k-pop desde 2016.

O sucesso no programa garantiu o 3º lugar na final, mas o aumento da popularidade fez com que eles chegassem ao 8º lugar na lista de reputação de grupos masculinos no mês de agosto.

Durante o programa, além de performances marcantes, os artistas também protagonizaram um dos momentos mais delicados e sensíveis no k-pop: o anúncio de que o membro mais velho, Jinho, de 28 anos, iria se alistar nas forças armadas.

Na Coreia do Sul, o alistamento militar é obrigatório para homens entre 18 e 28 anos. Idols, como são chamados os artistas, conseguem adiar a ida ao exército até o último momento, mas não conseguem ser dispensados da obrigação.

O anúncio foi feito durante a apresentação de Spring Snow, que os membros disseram que foi a performance mais marcante da vida deles. Pelas redes sociais, até quem não é "universe", nome dado aos fãs do grupo, confessou ter ficado tocado com a apresentação.

Agora, os 7 meninos do grupo se preparam para a primeira apresentação online que farão no dia 6 de setembro, já que a pandemia do novo coronavírus impediu shows e turnê neste ano. Para a apresentação, que poderá ser vista por pessoas do mundo todo, eles prometem performances inéditas, além de mostrar vídeos exclusivos de como é o grupo atrás das câmeras.

Pentagon, que veio ao Brasil para show único em setembro de 2019, conversou por e-mail com o R7 e contou mais sobre a preparação e animação para o show online e sobre o alistamento de Jinho, e também falou como é produzir e compor as próprias músicas. Confira:

R7 - Como vocês estão se sentindo com o 'fanmeeting'? Qual a parte favorita em falar com fãs do mundo todo nesses eventos?
Hongseok - Eu estou muito animado porque faz um tempo desde que tivemos um evento desses. Eu fico triste que não podemos ver os "universes" frente a frente, mas eu estou feliz em conhecer os "universes" virtualmente.

Yuto - Eu também estou muito feliz em conhecer os "universes" virtualmente. Eu estou preocupado porque é a nossa primeira apresentação virtual, mas espero mostrar ótimas apresentações a vocês assim que possível.

Wooseok - Eu estava pensando sobre como fazer os fãs felizes e quais músicas cantar. Eu também estou animado em ter uma chance de conversar com os fãs de todo o mundo.

R7- O evento também promete mostrar cenas que nunca foram vistas antes. Como é o Pentagon atrás das câmeras?
Hui - Eu normalmente escrevo músicas no estúdio ou faço compras.

Hongseok - O Pentagon atrás das câmeras é bem diferente do Pentagon no palco. Nós temos carisma no palco, mas somos muito fofos e brincamos uns com os outros fora das câmeras. Eu estou malhando e fazendo dieta esses dias.

Shinwon - Eu estou desenvolvendo minha habilidade de lidar com problemas durante uma crise jogando um jogo chamado "Freestyle".

Yeo One - Recentemente, eu estreei em um musical, então eu ensaio todos os dias.

Yuto - Não existe descanso para mim, então eu normalmente malho ou escrevo músicas.

Kino - Honestamente, Pentagon é um grupo muito normal e um pouco entediante atrás das câmeras. Nenhum dos membros gosta de sair e normalmente ficamos na agência.

Wooseok - Eu tento passar os dias malhando e escrevendo músicas.

R7 - Quais são as músicas preferidas de vocês da discografia?
Hui - Like This. Eu fiquei muito satisfeito quando eu terminei de escrever essa música.

Hongswok - Eu gosto mais de Shower of Rain.

Shinwon - Like This.

Yeo One - Spring Snow.

Yuto - Eu gosto de Basquiat.

Kino - Eu gosto de Spring Snow e Naughty Boy.

Wooseok -  Eu gosto de Shine. É muito divertida e animada para tocar no palco.

R7 - Recentemente, vocês participaram do programa Road to Kingdom. Como foi a experiência? Vocês ficaram amigos dos outros participantes?
Kino - Sim, eu fiquei amigo de outros participantes. Também foi uma ótima experiência para os "universes" e para nós porque nós fomos capazes de mostrar coisas novas que não havíamos mostrado antes do programa.

R7 - Como era ser o grupo mais experiente? Os outros grupos pediram conselhos para vocês durante a competição?
Hui - Todos os grupos são muito talentosos, então não teve muito disso. Mas eu acho que ajudei e dei alguns conselhos quando nós cantamos a música It’s Okay juntos.

Shinwon - Foi um pouco estranho ser o grupo mais velho, mas nós curtimos e apoiamos uns aos outros.

Yeo One - Eu acho que todos os grupos aprenderam uns com os outros enquanto estavam se preparando para as apresentações.

Wooseok - Não havia pressão porque eu participei do programa tendo em mente todo o aprendizado que teria do começo ao fim. Nós nos divertimos muito no palco.

R7 - O programa também teve alguns momentos mais emocionais, como a apresentação de Spring Snow. O que essa música significa para vocês?
Hui - A apresentação foi o momento de mudança do Pentagon e também uma das performances mais inesquecíveis da minha vida.

Hongseok - É uma apresentação preciosa que será lembrada por muito tempo pelo Jinho e pelo Pentagon. É muito significativa para os nossos fãs também. Como uma flor que nasceu milagrosamente no fogo, eu acho que nós florescemos naquele palco durante a competição.

Shinwon - Foi um sentimento inexplicável. A apresentação também me lembrou do porquê eu queria ser cantor.

Kino - Foi legal fazer a apresentação como um presente para o Jinho. Francamente, eu fiquei feliz de poder ter apresentado essa música na televisão.

Wooseok - O significado da música e da apresentação é muito maior que um ranking. E eu acho que nós estamos trabalhando muito duro para nos tornarmos o Pentagon de hoje com essas performances e músicas depois que o programa acabou.

R7 - Jinho se alistou recentemente, como o grupo está lidando com isso? A dinâmica no dormitório mudou?
Kino - Não tem problema porque nosso líder, o Hui, está agindo como o irmão mais velho do grupo agora. A coisa que mais mudou no dormitório é que agora eu estou usando o quarto dele.

Wooseok - Só o Jinho pode preencher o espaço que ele deixou, mas todas as partes do Jinho nas músicas estão sendo preenchidas porque há muitos vocalistas bons no Pentagon. E eu sempre sinto um espaço vazio no dormitório quando eu abro a porta do quarto dele.

R7 - Vocês produzem e compõem as próprias músicas. Como é o processo de criação e como vocês decidem os temas?
Hui - Normalmente, eu escrevo as músicas depois de considerar vários conceitos, histórias ou imagens do grupo no palco. E cada conceito é decidido depois de uma reunião.

Kino - Eu tendo a criar conceitos e temas de várias coisas. Eu escrevo notas, desde uma simples palavras até uma sentença completa quando elas aparecem na minha cabeça e começo a escrever a música com essas anotações e vejo se elas se encaixam com o meu humor.

Wooseok - Eu escrevo enquanto estou relembrando de pequenas alegrias ou emoções que passaram pelo meu dia.

R7 - Todo mundo participa do processo criativo das músicas e dos álbuns?
Hongseok - O Hui compõe a maioria das músicas, mas todos os membros participam da produção e trocam ideias. Geralmente, há muitas boas ideias e nossas opiniões se refletem bem [nas músicas].

Kino - Todos os membros participam de todo o processo. Nós participamos de quase todas as reuniões para desenvolver as ideias, as músicas e o conceito, os visuais, marketing e coreografia.

R7 - O Pentagon tem uma discografia muito diversa, com músicas lentas, felizes, sentimentais e animadas. Como vocês conseguem criar todos esses universos? 
Hongseok - É porque temos nosso líder e membros excepcionais. Não importa quão excelente seja cada membro, sem um bom líder não funciona, e eu acho que o Pentagon tem uma boa química entre os membros.

Kino - Eu acho que é porque cada membro gosta de tipos diferentes de música e também tem sensibilidades diferentes. Nós também tentamos ouvir vários tipos de músicas para expandir o nosso espectro musical.

R7 - Quais conceitos vocês ainda querem tentar?
Hongseok - Eu quero tentar fazer o Pentagon se tornar um gênero novo.

Shinwon - Eu quero uma banda.

Yuto - Eu quero tentar algo animado como Shine.

Kino - Super sexy.

R7 - Hongseok e Yeo One, vocês também atuam. Como vocês decidiram que queriam começar a atuar? 
Hongseok - Eu sempre quis tentar. Eu acho que cantar e dançar no palco também são um tipo de atuação.

Yeo One - Eu tentei mais cedo do que os outros membros porque eu queria atuar desde pequeno!

R7 Algum dos outros membros também pensa em atuar no futuro?
Hui - Eu atuei no musical Sonata of a Flame, então eu queria tentar mais coisas no futuro.

Shinwo - Eu gostaria de tentar ser um personagem no meu drama preferido.

Yuto - Ainda não.

Kino - Se eu tiver a chance, eu daria o meu melhor. Mas eu não estou pensando nisso porque não acho que tenho talento. Eu quero muito melhorar no que estou fazendo agora.

Wooseok - Seria divertido ter a chance de atuar em uma série de comédia.