Logo R7.com
RecordPlus

Clássico ‘Evidências’ domina os palcos e se torna a música mais tocada em 2025

Levantamento do ECAD, lançado na última quinta-feira (15), revelou que o sucesso de Chitãozinho e Xororó liderou apresentações

Backstage|Marcelo de AssisOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A canção "Evidências" da dupla Chitãozinho e Xororó foi a música mais tocada nos palcos brasileiros em 2025.
  • O levantamento foi realizado pelo ECAD e divulgado em homenagem ao Dia Mundial do Compositor.
  • A música, lançada em 1990, continua a ter grande apelo popular, especialmente em festas e karaokês.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Clássico ‘Evidências’ domina os palcos e se torna a música mais tocada em 2025 Brunno Rangel/Divulgação

Evidências, a canção que se tornou um clássico nas vozes da dupla Chitãozinho e Xororó e que foi composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle, em 1990, foi a música mais executada nos palcos brasileiros em 2025.

O levantamento foi realizado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) em homenagem ao Dia Mundial do Compositor, celebrado na última quinta-feira (15).


O ranking de músicas mais tocadas nos palcos do Brasil no último ano, elaborado pelo ECAD, mostra que Evidências é, indiscutivelmente, um fenômeno nacional.

Seu grande apelo no país é notável nas mais variadas festas populares e em reunião de familiares, que fazem questão de soltarem a voz desde os primeiros acordes da canção, principalmente em ambientes onde o karaokê é sinônimo de diversão musical entre as pessoas.


Na apuração do ECAD, na vice-liderança se encontra Boate Azul, escrita por Benedito Seviero e Aparecido Tomás, seguida de Não Quero Dinheiro, do saudoso Tim Maia, fechando o seleto pódio.

Entre as dez músicas mais cantadas nos palcos, há espaço para sucessos como Anna Julia, de Marcelo Camelo, e Ainda ontem chorei de saudade, de Moacyr Franco.


Chitãozinho & Xororó lançaram Evidências pela primeira vez em dezembro de 1990 como parte do álbum Cowboy do Asfalto, no exato momento em que a lendária dupla sertaneja havia assinado um importante contrato com a PolyGram, hoje conhecida como Universal Music.

O ECAD é um serviço de arrecadação de direitos autorais e Evidências tem mostrado que seu apelo popular é incólume pelo tempo, o que faz desta canção um verdadeiro case de sucesso quando o assunto é royalties.


Hoje, a instituição representa mais de 5 milhões de titulares brasileiros e estrangeiros que têm suas obras cadastradas para garantir o recebimento de direitos autorais sempre que suas músicas são executadas publicamente no país.

Para se ter uma ideia, mesmo após a morte de um compositor ou artista, os direitos autorais seguem protegidos. A legislação brasileira assegura que os herdeiros recebam os rendimentos das obras por até 70 anos após o falecimento do autor ou do último compositor/autor, em caso de parcerias.

✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

✅Acompanhe Marcelo de Assis no Instagram em @marcelodeassismusica

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.