Lô Borges: Brasil perde um dos compositores mais criativos e inovadores da MPB
Cantor e compositor morreu neste domingo (2) em Belo Horizonte, aos 73 anos

Lô Borges, um dos grandes compositores da Música Popular Brasileira, morreu neste domingo (2) os 73 anos em Belo Horizonte, após uma internação de 15 dias em decorrência de intoxicação por medicamentos. Ele estava em estado grave.
Borges foi um dos fundadores do lendário movimento cultural Clube da Esquina, ainda na década de 1960 na capital mineira. Foi ao lado de Milton Nascimento que ele escreveu verdadeiros clássicos como Paisagem na Janela, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo e o Trem Azul, que iniciaram uma verdadeira inovação na cultura musical do nosso país.
Sua incursão na música se deu desde cedo, aos 9 anos, quando ganhou seu primeiro violão. Ali, se iniciaria uma jornada de cinco décadas na indústria musical, com 16 álbuns lançados e memoráveis colaborações de outros grandes nomes como Tom Jobim, Elis Regina, 14 Bis, Skank e, principalmente, Milton Nascimento, com quem seu processo criativo foi mais efervescente.
Quando lançou o Clube da Esquina, Lô Borges se reuniu com outros nomes de peso das composições no Brasil: Wagner Tiso, Beto Guedes, Toninho Horta e Ronaldo Bastos. Um timaço!
Dessa reunião nasceu um dos discos mais importantes da nossa cultura, que foi amplamente divulgado e elogiado internacionalmente, o álbum Clube da Esquina, referência para todos os artistas que vieram após ele.
Em seus últimos anos de atividade, Lô Borges parecia incansável: gravou um álbum ao vivo em 2022, para celebrar seus 50 anos de carreira ao lado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, ocasião que rendeu a gravação de um DVD. Dois anos depois, disponibilizou aquele que seria a sua despedida, o disco Tobogã, com 12 faixas autorais, em homenagem ao seu pai, Salomão Borges.
Com a partida de Lô Borges, o Brasil perde um dos compositores mais criativos e inovadores, que, através de suas letras e canções, impulsionou a nossa música a um novo patamar e seu legado continua a inspirar as novas gerações de artistas que continuarão a perpetuar sua valorosa obra.
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
✅Acompanhe Marcelo de Assis no Instagram em @marcelodeassismusica
