Muito além de ‘Tremembé’: veja 7 filmes brasileiros que retratam crimes reais
Casos verdadeiros atraem o público e ganham as telas do cinema

A série Tremembé tem causado um burburinho nas redes sociais ao mostrar o cotidiano do presídio dos famosos com os seus criminosos célebres, como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, Alexandre Nardoni, os irmãos Cravinhos e Roger Abdelmassih.
Mas a série do Prime Video não é o único true crime brasileiro. O cinema, desde pelo menos a década de 60, retrata as histórias dos bandidos e dos crimes mais famosos do país.
Veja também
O Cinema de Segunda, então, mostra 7 filmes baseados em histórias reais sobre crimes que aconteceram no Brasil.
Trilogia A Menina que Matou os Pais
Tremembé não é a estreia de Suzane von Richthofen no audiovisual. A mandante da morte dos pais em 2002 foi representada em três filmes e uma série, também do Prime Video.
A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, lançados em 2021, contam a história de lados diferentes: um pelo ponto de vista de Suzane, e o outro pelo do namorado dela na época, Daniel Cravinhos.
Dois anos depois, A Menina que Matou os Pais: A Confissão se propunha a mostrar os bastidores da investigação. Os três filmes, e a série lançada em 2024, têm Carla Diaz como Suzane.
Maníaco do Parque

Maníaco do Parque foi o nome dado a Francisco de Assis Pereira, que estuprou e matou pelo menos 7 mulheres no final da década de 90 no Parque do Estado, em São Paulo.
A história virou filme em 2024, com Silvero Pereira no papel principal. O longa foi dirigido por Mauricio Eça, o mesmo diretor da trilogia A Menina que Matou os Pais.
O Bandido da Luz Vermelha
O Bandido da Luz Vermelha, dirigido por Rogério Sganzerla em 1968, é um clássico do cinema marginal brasileiro. O filme é inspirado na história de João Acácio Pereira da Costa, um assaltante, estuprador e assassino que ganhou o apelido famoso por cometer os seus crimes usando lanterna com luz avermelhada.
No cinema, o criminoso é interpretado por Pablo Villaça. O longa entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, criada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia
Hector Babenco dirige esse outro clássico do cinema brasileiro, lançado em 1977. Reginaldo Faria interpreta o bandido Lúcio Flávio Vilar Lyrio, que ficou famoso nos anos 70 após praticar assaltos a banco e homicídios.
Lúcio Flávio contou a sua história em detalhes ao escritor José Loureiro, que publicou o livro no qual o filme de Babenco foi baseado.
Assalto ao Banco Central
Há 20 anos um crime chocou o Brasil pela ousadia. Bandidos cavaram um túnel e levaram mais de R$ 160 milhões da sede do Banco Central em Fortaleza. O caso foi levado para o cinema em 2011, sob direção de Marcos Paulo (ele mesmo, o ex de Antonia Fontenelle).
O Lobo Atrás da Porta
A história de O Lobo Atrás da Porta pode não ser tão famosa quanto as outras dessa lista, mas rendeu um filmaço dirigido em 2013 por Fernando Coimbra, com Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento.
A história é inspirada na Fera da Penha, um crime que envolveu um triângulo amoroso e o sumiço de uma criança nos anos 60, no Rio de Janeiro.
O Sequestro do Voo 375
Essa história parece que nasceu para o cinema. No final dos anos 80, um homem sequestra um voo da VASP com mais de 100 pessoas a bordo. O objetivo: jogar o avião no Palácio do Planalto, em Brasília, para matar o presidente José Sarney.
O filme foi lançado em 2023, com Marcus Baldini.
👉 Siga o Cinema de Segunda no Instagram, no YouTube e no TikTok!
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp



