O que diz a 2ª parte da biografia de Lula, que sai em 2026 após 3 adiamentos e sem atual mandato
Escritor Fernando Morais está terminando os capítulos finais da obra
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O escritor Fernando de Morais, que já assinou as biografias de Assis Chateaubriand (1892-1968), Olga Benário Prestes (1908-1942) e Paulo Coelho, está finalizando o segundo livro sobre a vida do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
O primeiro, um catatau de 416 páginas, foi lançado em 2011, pela Companhia das Letras. Custa R$ 119,90, mas pode ser encontrado por metade disso em promoções na internet.

A narrativa, cheia de ida e vindas, vai da infância de Lula até sua derrota nas eleições para governador de São Paulo em 1982, que o abateu profundamente.
O segundo volume começa com uma conversa entre Lula e Fidel Castro (1926-2016) e já teve seu lançamento adiado três vezes: a primeira data era em meados de 2023.
O motivo foi, em parte, a dificuldade de Morais para ter acesso a documentos do FBI e da CIA que citariam Lula.
Devido ainda a uma lentidão característica do seu processo de escrita, o autor combinou com seu editor que faria um terceiro volume da biografia — que, por sua vez, trará episódios a partir da primeira vitória de Lula num pleito a presidente, ocorrida em 2002.
A partir daí, é história: fala das passagens seguintes dele pelo mais alto posto do Executivo, além dos dois mandatos de Dilma Rousseff e de seu impeachment.
A ideia de Morais é, após isso, escrever uma obra sobre o Partido Comunista Brasileiro.
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
