Insistir com novelas campestres foge às características da Globo
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
A Globo, num passado distante, não aceitou produzir “Pantanal”, história já conhecida por todos e que acabou provocando a saída de Benedito Ruy Barbosa para a TV Manchete.
Lá, aceito o desafio, foi aquele enorme sucesso.
Passados mais de 30 anos, meio que se penitenciando da bobagem cometida, houve a decisão de fazer o remake da novela e os resultados foram muito bons, a ponto de também existir a decisão de se produzir, já para o próximo ano, “Renascer”, outro sucesso do mesmo autor.
Está tudo rigorosamente certo quanto isso, inclusive a oportunidade de oferecer a uma faixa muito grande de pessoas, sucessos que este público não teve a chance de assistir no passado.
O erro, nos parece, é ter descoberto só agora o sucesso que as novelas rurais podem apresentar, a ponto de se programar uma seguida a outra.
Entre “Pantanal”, no ano passado, “Terra e Paixão” agora e “Renascer”, escolhida para ser sua substituta, só “Travessia” não teve esse toque campestre. Não diversificar, fica muito claro, acaba sendo algo que nunca aconteceu na sua dramaturgia.
É uma mudança de característica por opção dela, assim como SBT e Record têm as suas.
Série da semana
Com trabalhos de Ari Peixoto e Mariana Soares, o “Jornal da Record” estreia hoje sua nova série especial: Vizinhos do Vento.
Que vai mostrar os impactos dos parques de energia eólica, para moradores que vivem perto das torres, animais e a natureza. Muitos reclamam do barulho das turbinas e dizem que, por conta disso, desenvolveram ansiedade e depressão. Só dormem à base de remédios.
Nova previsão
Uma grande equipe, entre diretores e editores do “Jornal da Record”, juntamente com o pessoal da Engenharia, trabalha na implantação de novidades no quadro da previsão do tempo.
Para se chegar ao desejado e como algo que venha a atender inteiramente o interesse do telespectador, além de outras ferramentas, há o propósito de se valer do que a tecnologia oferece de mais moderno.
Encruzilhada
A audiência da TV Jovem Pan, depois de um período muito difícil, tem observado crescimentos dos mais interessantes nos últimos dias, muitas vezes até chegando a brigar pela liderança entre os canais de jornalismo.
O problema, ainda, é a parte financeira. Sem a monetização do YouTube ficou muito difícil.
Azedou
A informação vem de lá: dirigentes da Bundesliga estão bem decepcionados com os resultados das últimas negociações realizadas no Brasil.
Não há nenhum desespero, mas data hoje, nada foi fechado com ninguém para a transmissão do próximo campeonato alemão.
Placar do momento
Benjamin Back e a CNN Brasil ainda não estão 100% acertados.
Existem pequenos detalhes que devem ser resolvidos nos próximos dias. Isso é uma coisa...
... A outra
É que há, sim, o desejo da CNN em lançar, com Benjamin Back, um programa semanal de futebol, assim como outros que possam ser importantes para alavancar a sua audiência.
A CNN, o que é certo e sabe muito bem, vai contratar o Benjamin do jeito que ele é. O rolê aleatório.
Vale reconhecer
“Todas as Flores”, do João Emanuel Carneiro, já inteiramente disponibilizada no Globoplay, vai chegar à Globo no segundo semestre. Mesmo com detalhes que deixaram um pouco a desejar, no todo foi um trabalho muito bem realizado.
Louve-se a direção de Carlos Araújo. Impecável. Coisa de quem sabe.
Rainha
Sula Miranda, cantora e apresentadora, será a convidada do “Programa de Todos os Programas” desta terça nas redes sociais do R7 e YouTube.
Toda a história de alguém, conhecida como “rainha dos caminhoneiros” e que está nesta estrada desde “As Melindrosas”, ao lado das irmãs Yara e Maria Odete, a Gretchen.
Estreitamente
Carlos Maluf, Head de esportes da Disney, está em viagem, conversando com as diferentes ligas europeias, além de outras entidades esportivas, sondando a possibilidade de novos negócios.
Os canais ESPN irão investir ainda mais na transmissão das principais competições.
Se alguém duvida
A ideia de tocar o sino no SBT, quando um dos seus programas chega ao primeiro lugar, foi de ninguém menos que o dono, Silvio Santos.
Mesmo sabendo que não acontecerá toda hora, ele acha que vale o barulho e, com isso, contrariando boa parte dos seus diretores.
É hoje
Finalmente, está confirmada para noite desta segunda-feira a estreia do novo “Jornal da Band”, com apresentação de Adriana Araujo e Eduardo Oinegue.
Nos detalhes, o seu cenário tem 120 metros quadrados, foram mais de 200 horas de construção, 256 litros de tinta, 12 m de acrílico, 24 m lineares de adesivo vinil, 160 m lineares de neon flex e 50 m lineares de fita LED. Trabalheira.
Acelerando
As gravações do “Top Chef”, na Record, já acontecem em um ritmo bem acelerado, inclusive com a participação da nova chef Janaína Rueda.
O que ainda está em estudos é a data da estreia, mas com certeza será depois do encerramento de “A Grande Conquista”
Reconhecimento
Priscila Sztejnman, atualmente como atriz em “Vai na Fé”, não é mais autora exclusiva da Globo, após 12 anos de casa.
Na despedida, fez questão de destacar os nomes de Monica Albuquerque e Silvio de Abreu, que também não estão mais lá – “serei eternamente grata a eles”.
Bate – Rebate
• Téo José deixou a apresentação do “Tabelinha”, quadro esportivo do “Primeiro Impacto” SBT...
• ... Esta missão, a partir de agora, foi transferida para Fred Ring.
• Vários artistas, como Fernanda de Freitas e Aline Moraes, estão participando de uma campanha para limpeza dos oceanos.
• Fausto Silva não terminou totalmente os seus trabalhos no “Faustão na Band”.
• As gravações do programa, sim. Quarta-feira passada foi a última, mas ainda precisará fazer alguns merchandisings.
• A atriz Mônica Carvalho está escrevendo um roteiro de filme com Tiago Santiago, “Rosas do Carnaval”, em que também vai atuar.
• O longa terá direção de Marcelo Antunes.
• HBO Max agora está acelerando o passo nos testes para o elenco de “Dona Beija”...
• ... Se tudo correr como se espera, as gravações devem começar entre agosto e setembro.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.