Libertadores

Flavio Ricco Não tem como voltar atrás nas mudanças da TV brasileira

Não tem como voltar atrás nas mudanças da TV brasileira

  • Flavio Ricco | Do R7

José Bonifácio Oliveira Sobrinho, Boni, diretor da Globo por muitos anos, hoje dono da Rede Vanguarda

José Bonifácio Oliveira Sobrinho, Boni, diretor da Globo por muitos anos, hoje dono da Rede Vanguarda

divulgação

A TV brasileira, desde lá do começo, sempre se baseou na dinâmica de contratos exclusivos, diferentemente dos Estados Unidos, que proibiram essa prática na primeira metade do século passado, com uma série de legislações que visavam incentivar a competição na indústria do entretenimento.

Modelo parecido com o nosso só o mexicano. Isso porque, como bem explica o Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Brasil e México são os únicos países que ainda têm emissoras de televisão capazes de produzir e exibir as próprias programações.

Muito pouca coisa vem de fora e, quando vem, são formatos, entre realities shows e programas de entretenimento por temporada. Dramaturgia quase zero.

Aos poucos, no entanto, Record e Globo também decidiram reduzir ao mínimo indispensável os seus bancos de elenco, passando a trabalhar no regime de contrato por obra.

Acredita-se, por outro lado, que também esse, como já é o de tantas outras plataformas, será o modus operandi da WarnerMedia, capitaneada por Monica Albuquerque e Silvio de Abreu, a partir das suas primeiras produções no ano que vem.

Nem tem por que ser diferente. São outros tempos e não tem como voltar atrás.

Movimento

É bom saber. Em conversa com alto dirigente do SBT, que prefere ficar na sombra, foi passada a certeza de algumas novidades importantes para os próximos tempos. Talvez até ainda no decorrer deste ano, para serem postas em prática.

Fala com segurança: “O SBT não está parado. Ao contrário”. Assim seja!

Outro mundo...

O SBT, entre as principais emissoras, limitou-se a acompanhar a trágica morte de Marília Mendonça em seu único telejornal, o SBT Brasil.

No mais, continuou com a sua programação normal, inclusive com Lassie e As Aventuras do Rin-Tin-Tin no momento do enterro. Isso, aliás, revela total desrespeito com o seu telespectador e com todos.

Reinaldo Gottino foi para Goiânia acompanhar o velório e sepultamento de Marília Mendonça

Reinaldo Gottino foi para Goiânia acompanhar o velório e sepultamento de Marília Mendonça

Edu Moraes/Record TV

...Por outra

Dos mais corretos o trabalho da Record, ao dedicar praticamente toda a sua programação da manhã e da tarde do último sábado à cobertura do velório e sepultamento de Marília Mendonça.

A morte da cantora mexeu com o país. Essa atenção e mobilidade é que se exige do jornalismo, a ponto de deslocar Reinaldo Gottino para Goiânia.

Estranho 

A Globo, em acontecimentos importantes, sempre deslocou repórteres do Rio ou São Paulo para ajudar na cobertura.

Desta vez não. Preferiu mobilizar mais o pessoal das afiliadas, Inter TV dos Vales, de Governador Valadares, e da TV Anhanguera, em Goiânia.

Vale destacar

Na coluna da última sexta (5), aqui se falou do que a televisão tem preparado para o futebol no ano que vem.

Entre Globo, Record e SBT há uma distribuição de direitos dos mais interessantes.

Porém...

Por ocasião da final da Libertadores, Flamengo e Palmeiras, no dia 27, em Montevidéu, uma disputa importante vai começar fora das quatro linhas.

A Conmebol convidou executivos de todas as TVs brasileiras para acompanharem o jogo e reuniões paralelas.

Libertadores

O contrato da Conmebol com o SBT para a Libertadores vale até o fim do ano que vem.

Mas, diante do acordo feito na Suíça, informado pelo Notícias da TV, a Globo volta ao jogo e, dizem, com apetite para recuperar a competição continental.

Panorama

Executivos do SBT estão atentos e em contato desde já com a Conmebol sobre renovação, só que esse assunto ainda deve gerar muita conversa.

Vai que, numa dessas, além de SBT e Globo, uma outra resolva entrar na parada. O martelo só deve ser batido em junho do ano que vem.

Karize Brum, escalada em 'Reis'

Karize Brum, escalada em 'Reis'

Instagram

Escalada

Karize Brum vai integrar o elenco de Reis, nova produção da Record, com estreia em 2022. Na verdade, é uma volta. Na casa, ela já fez O Rico e Lázaro, Milagres de Jesus e Rebelde.

A atriz também pode ser vista como Inês Morello na terceira temporada de Impuros, do Star+.

Debate esportivo

O BandSports estreia dia 12, sexta-feira, às 22h30, o semanal Sou do Esporte, em parceria com a associação sem fins lucrativos de mesmo nome.

O programa receberá convidados de vários segmentos, entre executivos e esportistas, como Lars Grael, Magic Paula, Mauro Silva e Márcia Cintra.

Streaming

Após cumprir agenda promocional do filme Marighella, Bruno Gagliasso retomou em Salvador os trabalhos da série Santo, da Netflix. As gravações seguem até o fim do mês.

Neste thriller de ação e terror, Gagliasso interpreta o policial federal Ernesto Cardona, que, juntamente com o parceiro Miguel Millán (Raul Arévalo), investiga Santo, um narcotraficante cujo rosto nunca foi visto. Estreia em 2022. 

Lançamento

Amanhã, terça-feira, é o lançamento do Discovery+, serviço de streaming dedicado à vida real, e também a estreia de Largados e Pelados Brasil, série original produzida especialmente para a plataforma, com sete episódios.

O programa desafia especialistas brasileiros em sobrevivência a viver 21 dias sem comida, sem água e sem roupas.

Chamou atenção

Várias estrelas enviaram mensagens a Grazi Massafera, após a atriz anunciar a saída da Globo, desejando sorte nos próximos passos.

Nomes como Dani Calabresa, Juliana Paes, Paolla Oliveira, Fê Paes Leme, Fernanda Gentil, Selton Melo, Alexandre Nero, Maisa, Tais Araújo...

Futuro

Veruska Donato, recém-saída da Globo e decidida a desacelerar um pouco, o que incluiu sua mudança de São Paulo para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, já foi procurada por vários veículos nos últimos dias.

Ficou, inclusive, muito honrada com uma recente sondagem da TV Jovem Pan News para apresentar um programa. Mas, por enquanto, não tem nada fechado.

Não tem perdão

Não é por falta de canais de notícia que alguém pode dizer “eu não sabia”. Imperdoável afirmar tal coisa.

Nesta altura, entre Record News, GloboNews, CNN Brasil, Jovem Pan e BandNews, tem para todos os gostos. 

Só um toque

Na TV Jovem Pan já tem diretor querendo mandar mais do que deve, dando chilique e desrespeitando companheiros de profissão. Autoridade e respeito são bem diferentes de assédio moral.

Um mal começo nesse sentido. O competente Thiago Uberreich foi uma dessas vítimas.

Ranking

Dos dez brasileiros mais seguidos no Instagram, apenas quatro pertencem ao mundo da TV.

E todas mulheres: Tatá Werneck, 49,6 milhões, na sexta posição; Larissa Manoela, 41,4 milhões, sétima posição; Bruna Marquezine, 41,3 milhões, nona posição; e Maisa Silva, 39,7 milhões, na última posição.

Malu Mader está de volta

Malu Mader está de volta

Ramón Vasconcelos

Volta da Malu

Fora da TV há três anos, desde que deixou a Globo, Malu Mader já acertou a sua volta na série Não Foi Culpa Minha, da Star+. Ainda no elenco, Armando Babaioff, Bianca e Lorena Comparato.

Gravações em breve. Serão dez episódios.

Bate – Rebate

• Em todas as quintas-feiras deste mês, o Star+ vai destacar documentários em seu catálogo que contam a trajetória de grandes atletas negros.

• Ana Maria Braga, também recuperada das consequências de um tombo, volta hoje ao Mais Você.

• No SBT, Chris Flores vai pegar férias coletivas em dezembro e negociou, ainda, alguns dias a mais...

• ...Assim, tudo caminha para Gabriel Cartolano pegar a apresentação do Fofocalizando na ausência da Chris...

• ...Ele que já apresenta o Vem Pra Cá na casa, ao lado de Patricia Abravanel.

• Camila Morgado já está integrada ao elenco de Pantanal em Mato Grosso do Sul...

• ...O remake, aliás, não deve ultrapassar a marca de 150 capítulos. 

• Mara Maravilha estará no júri do quadro “Dez ou Mil”, do Programa do Ratinho, nesta segunda-feira.

• Carla Diaz deu a entender que Se a Vida Começasse Agora, baseado na história do Rock in Rio, poderá chegar ao streaming...

• ...Filmado em 2016, tem ainda Caio Castro e Marcelo Serrado no elenco.

Últimas