TV evolui em dramaturgia, jornalismo e esporte, mas retrocede com o entretenimento
“BBB” fez o ano da TV começar em janeiro, como de todo mundo
Para aqueles que acompanham a vida da televisão aberta, desde a do século passado até a de agora, fica fácil levantar quais as nossas piores perdas e as maiores conquistas.
A dramaturgia, o jornalismo e o esporte seguem firmes e a cada dia mais robustecidos. Os progressos, em todos esses setores, foram bem expressivos.
Perdemos, porém, no entretenimento. Não tivemos mais capacidade de produzir musicais e humorísticos na quantidade e na qualidade dos que existiram. Por aí, regredimos significativamente. Nosso poder de criação, quanto a este aspecto, recuou de maneira preocupante.
Em contraponto, muito desse espaço, no campo de variedades, foi ocupado pelos realities shows.
Evidentemente, não há como comparar com o que já existiu ou tivemos, mas a maior virtude da chegada do “Big Brother” foi mexer no calendário da televisão. Antes, o ano só começava em abril, após férias e estudos de grade ou planejamento do mercado.
A partir de 2001, e como um todo, a TV aberta, assim como anunciantes e agências de propaganda, passaram a se programar ainda no exercício anterior. Por exemplo: hoje, em boa parte, as atenções já estão voltadas para 2025.
Foi enorme a diferença no caixa. O quadro só não é inteiramente satisfatório porque ainda falta voltarmos a criar e produzir com o mesmo brilho e intensidade que já tivemos.
Precisa ajustar
Até mesmo a Globo precisa de tempo para ajustar seus lançamentos, agora ou numa possível nova temporada, situação do “Estrela da Casa”.
Acertaram na escolha da apresentadora, Ana Clara, mas adotar o modelo do “BBB” não foi uma boa. “BBB” em tudo. Tem o original e as comparações são inevitáveis. Certamente, numa próxima, isto deverá ser corrigido.
Tem outro lado
Se a Globo achar que não deve insistir e jogar a toalha quanto ao “Estrela da Casa”, nada impede que o “The Voice”, da Endemol Shine, possa ser ressuscitado.
Fora de lá, ninguém se interessou por seus direitos de produção.
Identificação
O Globoplay estreia nesta quinta-feira a segunda temporada de “Rensga Hits!”, série liderada por Alice Wegmann, cada vez mais dedicada a produções de streaming e cinema.
“Acho que a história da Raíssa se cruza muito com a minha, nos erros e acertos. Somos humanas, sonhadoras, vivemos a vida com graça, somos absolutamente intensas. Aprendi a gostar mais de mim através da Raíssa. Porque olhava muito carinhosamente pra ela, mas pouco carinhosamente pra mim. Isso mudou muito através do Rensga”, declara a atriz.
Leitura
A volta do Mauro Beting à Jovem Pan se deu apenas para reforçar sua equipe de esportes.
E não foi para cobrir a saída de ninguém. Isso é relevante, iniciativa das mais importantes para os dias de hoje.
Futebol
Júlio Gomes, contratado do BandSports, será escalado para comentar jogos da Liga Europa e o Saudita na Band.
A exemplo do Mauro na Pan, também, não foi para cobrir nenhum vazio.
Em alta
A cotação de Amanda Klein, que sempre teve índices bem equilibrados, observou crescimento após seu desempenho à frente do debate entre os prefeituráveis de São Paulo.
Domou as feras. Voz firme, culta e bem informada. Cesar Filho, idem, no SBT.
Transformação
Elcio Coronato se transformou em mendigo para gravar mais um episódio do quadro “E se fosse você?”, exibido no “Hoje em Dia”, da Record.
Na ação, ele entra numa lanchonete levando um pote de arroz com salsicha e pede para um funcionário esquentar. O objetivo é acompanhar a reação dos clientes e dos atendentes. Vai ao ar em outubro.
Intervalo
A Band anunciou uma nova organização na estrutura do seu departamento comercial, e Giselle Estefano vai para a superintendência executiva Nacional, responsável pela coordenação estratégica de toda a área, “assegurando a integração e alinhamento entre as diversas frentes da empresa”.
Trata-se da primeira vez de uma mulher à frente desta função.
Parceria
O projeto da Globo para movimentar seus canais pagos, casos de GNT e Multishow, também reforça a parceria com produtoras de conteúdo, algo muito necessário para preencher os tantos espaços da grade.
Ao transferir esse controle de produção, a Globo, por tabela, também consegue baratear os custos desses programas. Já é assim com “Vai Que Cola”, “Lady Night”, entre outros.
É ele
Petrônio Gontijo, ator já há 38 anos nessa estrada, entre televisão, teatro e cinema, é o convidado do “Programa de Todos os Programas” desta terça no YouTube da Record, R7 e redes sociais.
Ao vivo, às 18h.
Duelo de casais
O quadro “Minha Mulher Que Manda”, que já foi destaque do extinto “Eliana” no SBT, volta ao ar no próximo “Domingo Legal”.
Já aconteceram gravações reunindo Rafael Ilha e Aline; Cesar Filho e Elaine Mickely; Deive Leonardo e Paulinha; Lucas Netto e Jessi; Key Alves e Bruno; Manoel Gomes e Diva; Kauan e Sarah; Marcelo Tchakabum e Elaine, entre outros.
Bate – Rebate
· Renato Pinhati, com quase 15 anos de Rede TV! e grande parte como coordenador de produção, assumiu a direção do “TV Fama”. É dele o desafio de manter os bons índices que o programa vem alcançando.
· André Gonçalves, na reprise de “Alma Gêmea”, na Globo, volta ao teatro na comédia “TOC TOC”, no papel de Vicente, cujo “toc” é o de não parar de fazer contas...
· ... Também no elenco: Danielle Winits, Cláudia Ohana, Maria Helena Chira, Miguel Menezzes, Riba Carlovich e Carolina Stofella...
· ... A nova montagem começa dia 4 de outubro no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, com direção de Alexandre Reinecke.
· No sábado, 5 de outubro, o evento “This is Marília Mendonça”, no Allianz Parque...
· ... Presenças de Alok, Marcos & Belutti, Luísa Sonza, Ludmilla, Péricles, entre outros.
· Como já destacado neste espaço, não tem ninguém, ainda, reservado para o elenco de “Três Graças”, novela na fila das 21h da Globo...
· ... Mas, Viviane Araújo, atualmente gravando “Volta por Cima”, próxima das sete, tem tudo para aparecer nesse novo trabalho do Aguinaldo Silva.
· A Academia Brasileira de Cinema informou que “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
· “O Livro dos Prazeres” é o novo espetáculo de Caio Paduan, com estreia marcada para dia 2 de outubro no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo...
· ... Com ele, a atriz Melise Maia, que também assina a adaptação. Direção de Ernesto Piccolo e direção musical e trilha sonora de Edu Lobo.
· Está previsto um especial com Galvão Bueno na programação de fim de ano da Globo.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.