Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Keila Jimenez - Blogs
Publicidade

Parem de matar o Faustão!

Um clima de despedida marca a maioria das homenagens em vida a Fausto Silva

Keila Jimenez|Keila Jimenez e Keila Jimenez


Faustão está na fila para um transplante de coração
Faustão está na fila para um transplante de coração

Assim que começaram a sair as primeiras notícias sobre a internação de Fausto Silva, simultaneamente a internet foi tomada por mensagens de gratidão, torcida e orações pelo famoso apresentador. Mas o que ninguém reparou foi que o clima de despedida predominou em boa parte dessas homenagens em vida.

Eram fotos, relatos emocionantes de como as pessoas conheceram Faustão e mensagens de gratidão embaladas em uma corrente de amor forte, mas um tanto fúnebre. Tanto é que o próprio Faustão tratou de aparecer nas redes sociais (coisa que ele nunca faz), em um vídeo gravado diretamente do hospital onde está internado.

De pijaminha e com um aparelho que mede os batimentos cardíacos acoplado ao dedo, Fausto Silva tratou de avisar que está vivinho da Silva, e que assim permanecerá até quando o cara lá de cima quisesse.

Claro que Fausto agradeceu todo o carinho que vem recebendo, mas deixou claro no vídeo que não queria nenhum clima de chororô nem de tristeza nesse momento tão delicado.

Publicidade

Se bateu aquele medo de perder o Faustão ao ver a internação do apresentador, a coisa só piorou quando veio a notícia de que ele precisaria então de um transplante de coração. Aí sim o clima de despedida inundou os feeds de famosos e anônimos, com fotos postadas até em branco e preto, dando a entender que Faustão poderia já ter morrido. Eu levei um susto atrás do outro.

Entre buscas do Google e do Twitter, muita gente questionava se o apresentador estaria vivo, o que é aterrorizante para familiares e para ele próprio.

Publicidade

É compreensível que, quando uma pessoa tão famosa e querida como Fausto Silva adoece, a curiosidade mórbida ganhe força nas redes sociais. Também é fato que em tempos tão virtuais ficamos mais acostumados a homenagear tudo e todos sempre que achamos necessário, para que nada fique sem ser dito no timing certeiro do clique.

Mas o imediatismo das redes sociais nos tornou ansiosos com a vida e com a morte. Não, não desejamos isso. Mas, ao corrermos para sofrer antecipadamente e receber views e likes por isso, atropelamos até a ordem natural dos fatos.

Publicidade

Uma pessoa bem próxima de Fausto Silva me disse que ele não queria mais receber mensagens chorosas, orações de alento nem telefonemas baixo-astral neste momento tão difícil. Pediu aos amigos que enviassem histórias engraçadas, piadas e causos divertidos, pois não queria que a tristeza tomasse conta da internação dele.

Afinal, quem conhece Faustão sabe que o drama nunca fez parte do repertório do apresentador, que, assim como Silvio Santos, transformou a história dos domingos na TV. Parodiando centenas de homenagens já feitas nas redes sociais, Fausto é de fato esse cara que sempre abriu portas para todos os artistas, com uma generosidade dentro e fora das telas, amigo dos amigos e leal aos seus princípios. E sempre, sempre foi muito engraçado, brincalhão, debochado.

Curioso ele, um cara que sempre gostou das ironias do destino, ser vítima justamente de uma. Conhecido nos bastidores por sua generosidade e seu coração “gigante”, Faustão justamente agora precisa de um novo coração. Um só não deu conta de abrigar tudo e todos.

Abrigo esse que sempre veio com muita alegria.

Na produção dos seus programas sempre foi dito que ele não gostava muito de histórias tristes. Ficava irritado com a exploração em demasia de dramas humanos. Até no famoso Arquivo Confidencial, pedia aos produtores que equilibrassem os conflitos pessoais e os causos divertidos que envolviam o homenageado da vez.

Afinal, Faustão sempre soube que o domingo é essencial na vida da família brasileira e que um domingo infeliz é capaz de arruinar uma semana inteira. É justamente na busca dessa alegria que o apresentador baseou praticamente toda a sua jornada na TV. Concursos de humoristas, pizza, show de talentos em 30 segundos, videocassetadas, gincanas malucas rechearam por anos o Domingão

Fausto também sempre gostou de estar cercado de figuras que fazem rir. Não é à toa que entre os mais queridos estavam nomes como Dercy, Tom Cavalcante, Shaolin, Nair Bello, Tirulipa...

Rir e “assaltar a geladeira” sempre foram os esportes preferidos dessa figuraça que fez o domingo de todo mundo crescer e virar um divertido Domingão. Se devemos algo ao Faustão é alegria! É disso que ele precisa agora.

Cinco vezes em que Faustão roubou a cena nas redes sociais da família

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.