Ultraman, herói clássico da TV, volta ao Brasil com HQ da Marvel
Personagem já é uma lenda televisiva e tem encontro marcado com seus milhares de fãs brasileiros
Odair Braz Jr|Do R7

Heróis japoneses têm um verdadeiro caso de amor com o público brasileiro — pelo menos com os mais velhinhos — e é sempre ótimo quando chega algum material novo com eles por aqui. O Spectreman terá um mangá saindo no Brasil até o fim do ano e o Ultraman, o mais famoso dos gigantões orientais, também chegará em quadrinhos ao país.
A editora Panini Comics lançará em janeiro de 2022 a minissérie A Ascensão de Ultraman. É o primeiro volume da história Rise of Ultraman e reúne cinco edições, sendo que já há uma continuação lançadas nos Estados Unidos. A edição brasileira vem caprichada e terá lombada quadrada, capa dura e 136 páginas.
Veja o trailer da HQ:
Esta HQ foi publicada nos EUA pela Marvel em parceria com a Tsuburaya (produtora dona dos direitos do herói) e funciona meio que como uma reapresentação do Ultraman para o público ocidental. A capa é do adorado Alex Ross e a equipe criativa é formada por Francesco Manna, Kyle Higgins (roteiristas) e Mat Groom (arte).

A história se passa no mundo atual, onde há monstros gigantescos que ameaçam a humanidade. Shin Hayata e Kiki Fuji investigam estas criaturas e, meio que por acidente, acabam encontrando Ultraman, que chegou à Terra vindo do espaço. Como dá para ver, é uma história de origem que reconta os eventos do seriado clássico do personagem lançado em 1966 e que fez muito sucesso no Brasil.
ULTRAMAN
O personagem japonês é um grande clássico da cultura pop e está por aí desde 1966, quando chegou à TV japonesa o seriado mostrando a luta do herói contra criaturas monstruosas e gigantescas vindas dos confins do espaço e que insistiam em destruir Tóquio. Com baixo orçamento e efeitos especiais precários mesmo para a época, a série se transformou num grande hit e foi exportada para dezenas de países.
No Brasil, Ultraman estreou em 1968, na Bandeirantes. Em 1974 migrou para a TV Tupi e, já nos anos 80 a série foi exibida pelo SBT e Record. A Manchete foi a casa do herói num período dos anos 90 e a CNT também chegou a exibir Ultraman em meados dos anos 2.000.
Com o sucesso do personagem, a Tsuburaya lançou outras séries como O Regresso de Ultraman — também exibida por aqui — e diversificou também mostrando a família toda do herói que veio da Nebulosa M-78. O parente mais conhecido do Ultraman, pelo menos para os brasileiros, é o Ultraseven, que também teve seu seriado exibido nas nossas TVs. Há muitas outras séries, filmes e desenhos animados com a linhagem que surgiu na década de 60.

O resultado disso aí tudo é que o universo que surgiu com o Ultraman tem até hoje uma legião de fãs espalhada pelo planeta. E há muitos aqui no Brasil, que teve uma geração inteira impactada pelas lutas desses heróis japoneses.
E agora, essa turma terá logo mais essa HQ da Marvel para curtir. E vale lembrar que a editora JBC também lançou uma série em mangá do Ultraman que pode ser encontrada nas livrarias e comic shops.