Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Testemunha da História

Inezita Barroso e os seus seis figurinos

Nos primeiros anos da TV Record, os musicais também tiveram um papel importante na grade da emissora.

Testemunha da História|por Gilson Silveira

Com custo relativamente baixo, os musicais eram o tipo de programa que agradava a todos e fazia sucesso justamente por reunir as grandes estrelas do rádio e os cantores mais famosos do momento. E foi nessa onda que a TV Record surfou desde sua inauguração.

Como já contamos aqui, Blota Júnior e Sandra Amaral apresentavam o programa Grandes Espetáculos União, patrocinado pelo Açúcar União, pelo qual passaram astros internacionais, como Louis Armstrong, Sarah Vaughan e Marlene Dietrich. Era uma produção elaborada e de bom gosto para atender um público qualificado e que sabia o que havia de melhor na música.

Inezita Barroso no programa 'Vamos Falar de Brasil'
Inezita Barroso no programa 'Vamos Falar de Brasil'

Hélio Ansaldo comandava o Astros do Disco. Grande Otelo e Norma Bengell conduziam Senhor Ritmo. Já João Batista Pipa do Amaral, cunhado de Paulo Machado de Carvalho, era o responsável pelo Show 713. Mas um grande sucesso era o Vamos Falar de Brasil, comandado por Inezita Barroso, a primeira contratada do Canal 7 junto com Dorival Caymmi, Silvio Mazzuca e Izaurinha Garcia.

O roteiro era simples. O programa trazia seis canções interpretadas ao vivo em cenários diferentes, desenhados na hora por Manoel Victor Filho e trocados ao fim de cada música.


Tudo sincronizado. No fim de cada canção, as imagens se fundiam, e surgia uma nova ambientação. O mais ousado era o figurino, elaborado especialmente com base nas letras das músicas. Durante os 30 minutos da atração, Inezita trocava de roupa no palco, sem que o telespectador percebesse. Assim, em todo início de música ela estava com um traje diferente.

Inezita Barroso no programa 'Vamos Falar de Brasil'
Inezita Barroso no programa 'Vamos Falar de Brasil'

O segredo estava no início do programa. Ela iniciava a noite com os seis figurinos e, discretamente, puxava as peças para fazer novas combinações. Às vezes, em uma transformação mais radical, ela recorria a adereços ou acessórios.


Inezita entrava no estúdio gordinha e%2C quando a câmera fechava em close%2C tirava uma parte da roupa sem ninguém perceber%2C porque não parava de cantar nem fazia caretas.

(Recorda Nilton Travesso no livro 'Biografia da Televisão Brasileira', de Flavio Ricco e José Armando Vanucci, ed. Matrix, 2017)

O programa Vamos Falar de Brasil deu título a um dos discos de Inezita Barroso, em 1958. A atração ficou no ar até 1962.

Inezita Barroso na Rádio Record.
Inezita Barroso na Rádio Record.

No próximo post:A criançada ganha o Pullman Junior.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.