Logo R7.com
RecordPlus
RPet

Fazendeiro afirma que ‘águias gigantes’ estão capturando pôneis na Escócia

Empresário rural afirma que cinco potros foram levados pelas aves; especialistas questionam hipótese

RPet|Do R7

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Fazendeiro da Escócia alega que águias-pesqueiras estão levando pôneis de sua propriedade.
  • Donald John Cameron notou o desaparecimento de cinco pôneis e não encontrou carcaças.
  • Especialistas e autoridades locais questionam a possibilidade de águias serem as responsáveis pelos desaparecimentos.
  • Cameron expressa preocupação com o impacto financeiro em seu negócio de agroturismo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Comportamento das mães dos pôneis reforça a suspeita do fazendeiro
Comportamento das mães dos pôneis reforça a suspeita do fazendeiro Arquivo pessoal/Donald John Cameron

Um fazendeiro da ilha de South Uist, na Escócia, afirma que águias podem ser responsáveis pelo desaparecimento de cinco pôneis de sua propriedade. Donald John Cameron, que administra um negócio de agroturismo com a sócia Lindsay Robertson, disse à BBC que não encontrou nenhuma carcaça dos animais e que não vê outra explicação para as perdas.

“Perder animais não é algo incomum, mas perder cinco está totalmente fora de cogitação”, afirmou Cameron. Ele acrescentou que não descarta a possibilidade de ação humana, mas considera mais provável que as aves sejam as responsáveis. “Eles não estão desaparecendo no ar. Temos pôneis Shetland há mais de 60 anos, e nada parecido aconteceu antes. A única diferença nos últimos anos é que temos uma presença maior de águias-de-cauda-branca.”

As águias-de-cauda-branca são as maiores aves de rapina do Reino Unido. Segundo a Sociedade Real para a Proteção das Aves (RSPB), elas têm envergadura de até 2,4 metros e se alimentam de peixes, aves, coelhos, lebres e, ocasionalmente, carcaças.

Leia mais:

O Painel Nacional de Partes Interessadas em Águias Marinhas do Reino Unido acompanha relatos de ataques da espécie a animais de criação. David Colthart, representante dos agricultores no grupo, disse ao The Sunday Post que este é o primeiro caso que ouviu de suspeita de pôneis levados por essas aves. “Vi fotos deles carregando bezerros de veado, então não é impossível, dado o pequeno tamanho dos potros”, afirmou.


A agência de vida selvagem NatureScot informou que ainda não há evidências diretas que sustentem as alegações do fazendeiro. Um porta-voz da agência disse ao jornal escocês que restos de presas em ninhos de águias serão analisados este ano em North e South Uist para esclarecer o caso.

Charlie Heap, diretor do Centro Nacional de Aves de Rapina, disse à BBC que as aves dificilmente conseguiriam carregar animais desse porte. “A maior que você encontrará pesará cerca de 5 quilos, é mais ou menos o tamanho de um gato doméstico. Elas só conseguem carregar o próprio peso”, afirmou. “Não tenho ideia do que está acontecendo com os potros desse pobre sujeito. Imagino que ele esteja procurando o culpado na direção errada.”


Mesmo com a descrença das autoridades, Cameron segue convencido de que algum predador está envolvido. Ele afirma que o comportamento das mães dos pôneis reforça a suspeita. “Normalmente, se um animal perde um bezerro, um potro ou um cordeiro, ele fica com o animal morto. A mãe do primeiro potro que desapareceu voltou sozinha para a área onde esteve pela última vez com seu potro”, disse.

O fazendeiro também expressa preocupação com o impacto nos negócios. “Anunciamos experiências com pôneis, e as pessoas perguntam que animais temos, e nós dizemos pôneis e potros. Mas se no dia seguinte só tivermos pôneis, não é bom para ninguém”, declarou.

Perguntas e Respostas

 

Qual é a alegação do fazendeiro Donald John Cameron sobre o desaparecimento de pôneis?

 

Donald John Cameron, um fazendeiro da ilha de South Uist, na Escócia, afirma que águias-pesqueiras podem ser responsáveis pelo desaparecimento de cinco pôneis de sua propriedade. Ele não encontrou carcaças dos animais e não vê outra explicação para as perdas.

 

O que Cameron disse sobre a perda dos pôneis?

 

Cameron mencionou que perder animais não é incomum, mas perder cinco pôneis é algo fora do comum. Ele não descarta a possibilidade de ação humana, mas acredita que as aves sejam as responsáveis. Ele destacou que tem pôneis Shetland há mais de 60 anos e nunca teve um problema semelhante antes, atribuindo a diferença à maior presença de águias-de-cauda-branca nos últimos anos.

 

O que são as águias-pesqueiras e qual é seu comportamento alimentar?

 

As águias-pesqueiras, também conhecidas como águias-de-cauda-branca, são as maiores aves de rapina do Reino Unido, com envergadura de até 2,4 metros. Elas se alimentam de peixes, aves, coelhos, lebres e, ocasionalmente, carcaças.

 

O que o Painel Nacional de Partes Interessadas em Águias Marinhas do Reino Unido disse sobre o caso?

 

David Colthart, representante dos agricultores no painel, afirmou que este é o primeiro caso que ouviu de pôneis levados por águias-pesqueiras. Ele mencionou que já viu fotos dessas aves carregando bezerros de veado, o que torna a situação possível, dado o pequeno tamanho dos potros.

 

Qual é a posição da agência de vida selvagem NatureScot sobre as alegações de Cameron?

 

A agência NatureScot informou que ainda não há evidências diretas que sustentem as alegações do fazendeiro. Um porta-voz da agência disse que restos de presas em ninhos de águias serão analisados este ano em North e South Uist para esclarecer o caso.

 

O que especialistas dizem sobre a hipótese de que as águias-pesqueiras estejam levando os pôneis?

 

Charlie Heap, diretor do Centro Nacional de Aves de Rapina, questionou a hipótese, afirmando que as aves dificilmente conseguiriam carregar animais do porte dos pôneis, já que a maior águia-pesqueira pesa cerca de 5 quilos, o que é equivalente ao tamanho de um gato doméstico. Ele sugeriu que Cameron pode estar procurando o culpado na direção errada.

 

Como Cameron justifica sua crença de que um predador está envolvido?

 

Cameron acredita que o comportamento das mães dos pôneis reforça sua suspeita. Ele observou que normalmente, se um animal perde um bezerro, potro ou cordeiro, a mãe fica com o animal morto. Ele notou que a mãe do primeiro potro desaparecido voltou sozinha para a área onde esteve pela última vez com seu potro.

 

Qual é a preocupação de Cameron em relação aos seus negócios?

 

Cameron expressou preocupação com o impacto nas suas atividades de agroturismo, mencionando que as pessoas perguntam sobre os animais disponíveis. Se ele não tiver pôneis para oferecer, isso não será bom para os negócios.

 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.