Alunos montam revista com reflexão sobre racismo e igualdade
Colégio Pentágono estimulou os alunos a refletir sobre a sociedade na primeira edição do periódico
Virtz|Do R7
O alunos do 9º ano do Colégio Pentágono, em São Paulo, criaram uma publicação virtual em que propõem temas atuais para refletir e comentar. Na pauta da revista eletrônica desenvolvida pela turma entraram em debate racismo, xenofobia, igualdade de gênero, intolerância e machismo. Os estudantes escreveram e produziram a primeira edição da Revista Formação Social, que tem o nome da mesma disciplina acompanhada pelos alunos.
A ideia do colégio era desafiar os estudantes a ouvir e se colocar no lugar do outro, além de pesquisar informações em fontes que contestavam a opinião do grupo. A publicação, gratuita, pode ser acessada neste site e também procurou estimular o trabalho em grupo e um maior contato entre os estudantes.
“Nossos alunos produziram uma revista sozinhos e isso é muito gratificante. É com muito orgulho que falo sobre este projeto que promoveu a troca de ideias, análise de fatos, estimulando os estudantes a conhecerem outros pontos de vista. Dessa forma, trabalhamos o senso crítico, analítico e principalmente, o papel de cada um na sociedade como cidadão do mundo”, diz o professor de Formação Social, Thiago Braz.
A revista eletrônica é uma das iniciativas autorais da escola e segue os moldes de uma revista clássica, com páginas de anúncios sobre instituições sociais e reportagens elaboradas, ilustradas com fotos e outras mídias, como vídeos.
Além de contribuir para a formação do pensamento crítico, a publicação foi feita de maneira voluntária, ou seja, como não ia receber uma avaliação formal, participaram apenas os alunos que realmente quiseram se engajar nesse trabalho.
A primeira edição tem 40 páginas, que foram produzidas pelos alunos ao longo do ano passado.