Gata chefe de estação de trem morre aos 15 anos e reúne mais de 500 pessoas em funeral
Ela ocupava o cargo desde 2015 e se tornou a segunda gata a assumir oficialmente a função
Bichos|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Amantes de gatos e moradores da província de Wakayama, no Japão, se reuniram para se despedir de Nitama, a gata que atuava como chefe de estação da linha Kishigawa e morreu aos 15 anos. O funeral foi realizado no sábado (13), na estação Kishi, e reuniu cerca de 500 pessoas entre funcionários da ferrovia e admiradores da felina.
Segundo a Wakayama Electric Railway Co., Nitama morreu em 20 de novembro após adoecer no fim de outubro de 2025. Ela ocupava o cargo desde 2015 e se tornou a segunda gata a assumir oficialmente a função, criada para ajudar a divulgar a linha ferroviária, que enfrentava dificuldades financeiras.
Durante a cerimônia, a empresa concedeu a Nitama o título de Chefe de Estação Honorária Especial. Após o ritual, os presentes fizeram orações em frente a um retrato da gata e montaram um altar com flores e latas de ração próximo à estação.
“Ela trabalhou diligentemente e proporcionou um conforto insubstituível”, afirmou Mitsunobu Kojima, presidente da Wakayama Electric Railway e do comitê funerário. “Nitama, por favor, vele pela Wakayama Electric Railway do céu ao lado do Chefe de Estação Tama”, completou.
Leia mais:
Nitama assumiu o posto após a morte de Tama, a primeira gata chefe de estação da linha. Tama se tornou um símbolo local e é creditada por arrecadar cerca de 1,1 bilhão de ienes no primeiro ano no cargo, além de aumentar o número de passageiros em 17%, segundo a CNN. Após sua morte, ela recebeu um monumento em sua homenagem na estação Kishi.
Nascida na cidade de Okayama, a cerca de 250 quilômetros de Wakayama, Nitama foi encontrada se abrigando debaixo de um carro em um dia chuvoso e posteriormente adotada pela companhia ferroviária. Antes de assumir oficialmente o posto, passou pela Escola de Treinamento de Chefes de Estação da Caterpillar, onde os principais critérios eram ter uma personalidade sociável e aceitar usar chapéu.
Em entrevista à CNN na época da nomeação, Mitsunobu Kojima afirmou que Nitama foi escolhida por ter aprendido diretamente com Tama. “O motivo pelo qual nomeei Nitama como sucessora de Tama é que ela tinha experiência de ensino adquirida diretamente com Tama”, disse. “Tama era muito tranquila e raramente se irritava, embora fosse rigorosa com sua subordinada Nitama.”














