Sucuri é flagrada pegando ‘carona’ em cima de jacaré no Pantanal; vídeo
Registro feito por pescadores mostra cena inusitada entre os dois animais
Bichos|Do R7

Um vídeo registrado por pescadores no Pantanal mato-grossense tem viralizado nas redes sociais ao mostrar um encontro inusitado entre uma sucuri amarela e um jacaré.
Nas imagens, a cobra aparece deslizando tranquilamente sobre as costas do réptil, que nada pelo rio sem demonstrar qualquer sinal de desconforto ou ataque, como se a sucuri estivesse “pegando carona”.
Leia mais
O flagrante, publicado em fevereiro deste ano, mostra o jacaré caminhando inicialmente em uma área rasa de um lago, carregando a sucuri enroscada em sua parte inferior. Em seguida, o réptil alcança uma região mais funda e desaparece em meio ao matagal, com a cobra ainda sobre ele.
Ao fundo da gravação, um dos pescadores não esconde a surpresa: “No Pantanal, a sucuri enrolada no jacaré, creio em Deus-pai. Aqui na selva é um engolindo o outro. Só Deus também para nos livrar aqui”.
Jacarés e sucuris são conhecidos por eventualmente entrarem em confronto na natureza, mas o vídeo mostra um raro momento de convivência pacífica entre os dois.
A sucuri amarela, uma espécie não peçonhenta, é famosa por matar suas presas por constrição - um “abraço” que asfixia o animal. Sua dieta inclui aves, ovos, peixes, répteis e pequenos mamíferos, e sua dentição especializada facilita esse processo ao impedir que a presa escape.
Nas redes sociais, a cena gerou especulações. Enquanto algumas pessoas acreditam que a cobra apenas aproveitava o jacaré como uma espécie de “transporte” natural, outros sugerem que o encontro pode ter terminado em um embate fora das câmeras, com a sucuri aplicando o característico “abraço da morte”.