Descubra quais adoçantes você pode usar para equilibrar a alimentação
Existem opções à base de stévia, xilitol, taumatina e sucralose, todos de origem naturais
Equilíbrio para uma vida mais saudável|Do R7 Conteúdo e Marca
Elaborado pelo Ministério da Saúde, o Guia Alimentar para a População tem o objetivo de melhorar os padrões de nutrição da população brasileira e contribuir para a promoção da saúde.
O documento elenca 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, entre eles a diminuição do consumo de alimentos processados/ultraprocessados e a redução da utilização de sal e açúcar ao temperar e cozinhar alimentos
Em substituição ao açúcar, o adoçante pode ser uma opção interessante para adoçar bebidas e alimentos sem torná-los nutricionalmente desbalanceados, por exemplo, já que se trata de uma substância com que possui menos ou nenhuma caloria.
O mercado oferece diversas soluções feitas com stévia, xilitol, taumatina e sucralose, escolha a versão mais agradável ao seu paladar e fique atento ao IDA (Ingestão Diária Aceitável) - índice que define a quantidade máxima recomendada de ingestão de determinado adoçante, de acordo com o peso de cada pessoa.
Finn criou uma calculadora no seu site para facilitar essa medição. Se você prefere o Finn feito com xilitol e pesa 70 kg, por exemplo, poderá ao longo do dia adoçar alimentos e bebidas utilizando até 106 gotas ou 4 sachês. Faça o cálculo e descubra a sua quantidade! Confira aqui.
Sempre consulte seu médico antes.
Finn, equilíbrio para uma vida mais saudável.
Fontes e referências:
Guia Alimentar para a População Brasileira, Internet. Acesso em setembro/2021
Alimentos sem mitos, Internet. Acesso em setembro/2021