Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida
Publicidade

Aumente sua autoestima e reduza o estresse com atividade física

Se você está em busca de uma vida saudável e ativa, a prática de atividades físicas é uma ótima opção. Há inúmeros benefícios como...

Manual do Homem Moderno

Manual do Homem Moderno|Do R7


Se você está sofrendo com baixa autoestima e problemas de saúde relacionados ao sedentarismo, a atividade física pode ser a solução para melhorar sua vida. Muitos homens passam por esses problemas, mas praticar regularmente exercícios físicos pode ajudar a superá-los.

Além de melhorar sua saúde física, a atividade física também traz inúmeros benefícios para sua saúde mental, como aumento da autoestima e redução do estresse. Ainda precisa de mais motivação para começar?

Confira 3 benefícios de praticar atividade física e descubra como você pode ser mais feliz e saudável hoje mesmo!

O que ocorre com o corpo quando você está se exercitando?

Publicidade
Aumente sua autoestima e reduza o estresse com atividade física
Aumente sua autoestima e reduza o estresse com atividade física

Primeiro, vamos parar dessa estima de que exercícios físicos é só para melhorar seu corpo, ficar mais magro(a), mais “cheinho”(a). Se formos reduzir a prática de atividade, seja lá qual for, apenas em ficar esteticamente dentro dos padrões de beleza impostos socialmente, já vamos começar bem errado. Precisamos lidar com a prática de exercícios para a melhora de nossa saúde no geral, sem objetivar apenas o estético. Depois desse início, acredito que podemos começar a falar do que acontece em nosso corpo quando estamos praticando exercícios, certo? Então vamos lá!

Aumente sua autoestima e reduza o estresse com atividade física
Aumente sua autoestima e reduza o estresse com atividade física

Alex Lawrence, explicando sobre os processos do exercício físico, comentou: “assim que você começar a se exercitar, seu corpo responderá estimulando e inibindo os processos fisiológicos que permitirão que você se exercite com mais eficiência”. Aquele dor que você sente logo nos primeiros treinos é normal, fique tranquilo! Isso ocorre porque há mudanças nos estímulos dos nossos músculos, que requerem mais glicose, e oxigênio para produzir ATP.

Publicidade

Por falar em oxigênio, seu corpo precisará de 15 vezes mais, isso faz com que você respire mais rápido e mais pesado, fazendo com que com o tempo sua potência aeróbica aumente. Esse volume maior de oxigênio circulando favorece para que a frequência cardíaca também aumente a partir de um fluxo sanguíneo maior, e nosso coração fica mais eficiente para que você possa se exercitar mais e por mais tempo.

Aumente sua autoestima e reduza o estresse com atividade física
Aumente sua autoestima e reduza o estresse com atividade física

Esse aumento do fluxo sanguíneo, permite que as células do nosso cérebro funcionem em alto nível. Os neurotransmissores como a endorfina, que é o analgésico natural do corpo; dopamina e glutamato, que atua nossos movimentos fiquem mais suaves e controlados; e a serotonina, que ajuda no nosso humor, ficam mais ativos e presentes. Já nos rins, os maiores níveis de proteína são filtrados na urina, absorvendo água, e resultando em menos urina, o que provavelmente é uma tentativa de ajudar a mantê-lo o mais hidratado possível. Na pele, com o aumento do ritmo, os vasos sanguíneos na pele se dilatam, aumentando o fluxo sanguíneo para a pele.

Publicidade

Exercício físico ajuda no controle de peso

A verdade é que pessoas acima do peso não gastam as calorias que consomem, logo o exercício físico de forma regular atuará sendo o promotor do gasto calórico. Mas apenas ele por si só nem sempre é suficiente para perder peso ou mantê-lo. Para controlar o peso, é necessário equilibrar a quantidade de calorias que você consome com a quantidade de calorias que você queima. O exercício pode ajudar a perder peso de várias maneiras:

Queima de calorias: o exercício aumenta o metabolismo e ajuda a queimar calorias durante e após o exercício. Melhora da sensibilidade à insulina: o exercício pode ajudar a melhorar a sensibilidade do corpo à insulina, o que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e diminuir o risco de doenças relacionadas ao açúcar, como diabetes tipo 2. Aumento da massa muscular: o exercício de resistência, como levantamento de peso, pode ajudar a aumentar a massa muscular, o que pode aumentar o metabolismo e ajudar a queimar mais calorias. Redução do apetite: o exercício pode ajudar a diminuir o apetite, especialmente se for realizado em jejum ou logo após a refeição.

Manual do Homem Moderno
Manual do Homem Moderno

Um ponto de atenção: pesquisas mostram que uma das principais causas da obesidade é a falta de atividade física, e não somente a superalimentação. Então, é aquele equilíbrio que conversamos no início do tópico sobre controle do peso e a atividade física

Qual a quantidade de exercícios a fazer?

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), para manter o peso é ideal trabalhar 150 minutos por semana, o que daria 30 minutos em 5 dias. Já para perder peso e mantê-lo, precisará de um aumento na quantidade de exercícios físicos semanais, além de um ajuste muito bem elaborado na alimentação, para reduzir proporcionalmente as calorias da sua dieta.

Exercício físico vai te trazer mais felicidade

Você lembra que te falei sobre o funcionamento em alto nível do nosso cérebro com uma rotina regular de atividade física? Então! Seu corpo libera substâncias químicas que podem melhorar seu humor e fazer você se sentir mais relaxado. Isso pode ajudá-lo a lidar com o estresse e reduzir o risco de depressão.

Manual do Homem Moderno
Manual do Homem Moderno

Isso não é novo, se você já andou 10 minutinhos de bicicleta, ou uma corrida rápida de 20 minutos, possivelmente você ficou mais humorado, com sentimento de alívio. Culpa da serotonina liberada! O sentimento de prazer liberado durante e após a atividade física - principalmente se você lidar não como uma obrigação, mas como um momento “off” - é ocasionado pela serotonina liberada. Um estudo realizado por Zhang e Chen, evidenciou uma relação positiva entre a prática de exercícios físicos e a felicidade. Ensaios com idosos e pessoas sobreviventes ao câncer faz a mesma ponderação.

Engana-se quem pensa que só funciona se treinar muito, se você implementar em sua rotina, 10 minutos de algum exercício que você goste de fazer, isso com certeza te deixará com mais prazer de viver e com mais disposição para as atividades rotineiras.

Exercício físico ajuda a prevenir doenças crônicas

Estudos mostram que a principal causa do aumento de doenças crônicas são pela inatividade física. A atividade física regular pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade, de várias maneiras. Alguns dos benefícios da atividade física para a prevenção de doenças crônicas incluem:

Melhora da saúde cardiovascular: o exercício pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, como ataque cardíaco e derrame, ao aumentar a capacidade do coração bombear sangue e diminuir a pressão arterial. Regulação do açúcar no sangue: o exercício pode ajudar a melhorar a sensibilidade do corpo à insulina, o que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e diminuir o risco de diabetes tipo 2. Fortalecimento dos músculos e dos ossos: o exercício pode ajudar a aumentar a densidade óssea e a fortalecer os músculos, o que pode diminuir o risco de osteoporose e outras condições relacionadas ao envelhecimento.

Manual do Homem Moderno
Manual do Homem Moderno

Como melhorar seus treinos

Existem muitas maneiras de melhorar o seu treino e alcançar seus objetivos de saúde e fitness. Aqui estão algumas dicas gerais:

Tenha um objetivo claro: antes de começar a se exercitar, é importante definir seus objetivos. Isso pode ajudá-lo a se motivar e a manter o foco. Variação: variar seus exercícios pode ajudar a evitar o tédio e a estimular o corpo de maneiras diferentes.

Experimente diferentes tipos de exercícios, como treinamento de força, exercícios aeróbicos e atividades de lazer, como caminhada, ciclismo ou natação. Intensidade: aumentar a intensidade dos seus exercícios pode ajudar a queimar mais calorias e a obter resultados mais rápido.

Você pode aumentar a intensidade aumentando o peso ou a resistência, ou adicionando intervalos de alta intensidade aos seus exercícios aeróbicos. Diversão: encontre atividades que você goste e se divirta enquanto se exercita. Isso pode ajudá-lo a se motivar e a se exercitar regularmente. Consistência: para obter resultados, é importante se exercitar regularmente. Procure estabelecer um horário de exercícios e criar uma rotina para se exercitar de forma consistente. Descanso: o exercício pode ser exigente para o corpo e é importante dar ao seu corpo tempo para se recuperar entre os treinos.

Inclua dias de descanso na sua rotina de exercícios e não exagere na intensidade ou na duração dos seus treinos. Se alimentar melhor: comer todos os nutrientes necessários para seu dia pode ser muito importante.

Nada de pular refeições porque isso vai te prejudicar em seu treino, caso não consiga se alimentar pela correria, busque smartfood que oferece refeições prontas como o da Foodz, pois são completas nutricionalmente, com 25g de proteínas, 8g de fibras, 25 vitaminas e minerais, com 353 Kcal.

Para obter os benefícios da atividade física regular, é importante seguir as recomendações de atividade física da Organização Mundial da Saúde. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode precisar de uma abordagem diferente para a atividade física, portanto, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de começar qualquer programa de exercícios. Ao adotar a atividade física regular como parte de um estilo de vida saudável, você pode ter mais energia, se sentir melhor e viver mais.

Sobre o Manual do Homem Moderno

O MHM é o maior hub de conteúdo masculino do Brasil!

Dentro dos assuntos abordados em suas mídias estão: Desenvolvimento Pessoal, Moda masculina, Tênis Masculinos, Comportamento, Educação Doméstica para Homens e muito mais. O Hub de conteúdo está presente nas principáis mídias sociais YouTube, Instagram, Pinterest, Facebook e Tik Tok O Manual do Homem Moderno foi fundado pelos jornalistas Leonardo Filomeno, Edson Castro e pelo desenvolvedor web Weslley Alves

Você pode ver a versão original e mais atualizada desse conteúdo clicando aqui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.