Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Patricia Lages

Análise: A mente comanda, o corpo obedece

Aquilo que ocupa sua mente, cedo ou tarde virá à tona. Portanto, cuidar dos pensamentos é o primeiro passo para agir corretamente.

Patricia Lages|Do R7

Ideia começa 'inocente' e depois se concretiza
Ideia começa 'inocente' e depois se concretiza

Há muitos anos, enquanto aguardava na sala de espera de uma clínica, li um cartaz que dizia: “A obsessão está para o pensamento, assim como a compulsão está para o comportamento.”

Aquela frase ficou martelando minha cabeça durante semanas, pois, além de simplificar conceitos complexos de uma forma objetiva, me fez começar a ligar várias pontas soltas na minha mente e, com isso, algumas coisas começaram a fazer sentido.

Ficou fácil entender o motivo de os compulsivos não conseguirem abandonar determinados comportamentos, afinal de contas, quem está obcecado por algo que preenche sua mente todo santo dia, em algum momento será compelido a agir segundo esse pensamento.

As compulsões por comida, jogos, sexo, compras etc., não aparecem do dia para a noite. Antes, a mente é tomada de pequenos — e aparentemente inofensivos — pensamentos que vão crescendo dia após dia, sem que a pessoa perceba.


Leia também

Uma traição, por exemplo, não acontece de repente. Ela começa com uma ideia “inocente” que, a princípio, pode até parecer totalmente fora de questão. Mas, ao permitir que essa ideia volte a visitar a mente com mais frequência, ela vai crescendo e tomando mais espaço — ainda que leve tempo — até que, finalmente, se transforme em ato concreto.

Mas, apesar de a obsessão e a compulsão estarem ligadas a coisas negativas, a força do pensamento também pode nos levar a realizações positivas.


Certa vez, assisti a uma entrevista em que um empresário muito bem-sucedido dizia que, para ele, três ou quatro horas de sono por noite eram suficientes. Quando o repórter perguntou como ele conseguia sentir-se bem-disposto dormindo tão pouco, a resposta foi: “Quando a mente comanda, o corpo obedece”.

Vi que aquilo não era apenas uma frase de efeito, mas que, na verdade, podemos controlar e dirigir nossos pensamentos de maneira que eles conduzam o corpo a agir em nosso benefício. Se cultivarmos bons pensamentos e traçarmos objetivos positivos é certo que nossas ações serão mais assertivas.


É como diz o conselho do Apóstolo Paulo em carta aos Filipenses: “Tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Seja seletivo com seus pensamentos, pois eles comandarão as suas ações.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.