O Futuro do Prato: O que vamos comer (e beber) em 2026?
Estudo mapeia tendências de sabores no mundo. Recorte brasileiro aponta crescimento da Pitaya e mudança nos queijos mais consumidos
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Se você trabalha na indústria de alimentos ou simplesmente é um apaixonado por descobrir o próximo “queridinho” do paladar, prepare o apetite. Foi divulgado hoje o Taste Charts 2026, um guia da consultoria Kerry, líder global em sabor e nutrição, que mapeia as tendências que vão dominar as prateleiras e os cardápios nos próximos anos. E a tendência é uma fruta que não entrega tanto no paladar, mas entrega mais no visual exótico - a Pitaya.
Com um crescimento de 17% em novos lançamentos, a pitaya está saindo das tigelas de café da manhã para invadir bebidas refrescantes, doces e até coquetéis alcoólicos, graças ao seu perfil visual vibrante e sabor suave.
Outra tendência apontada para trazer frescor para pratos e bebidas é o uso de flores. Flor de Laranjeira e Hibisco foram apontados como os “Sabores do Futuro”. Eles atendem a uma demanda crescente por bebidas com menos açúcar, mas que entregam complexidade aromática e elegância.
“Swicy” e o Intercâmbio Cultural
O paladar do consumidor está mais corajoso. A tendência “Swicy” (Sweet + Spicy / Doce + Apimentado) continua a evoluir. Imagine mel picante e manga com pimenta em produtos de panificação e confeitaria — é o equilíbrio perfeito entre o conforto do doce e o “susto” da picância.
A globalização dos sabores também traz a força da Coreia e do México:
- Coreia: O Bulgogi saltou para a 4ª posição entre os sabores de crescimento mais rápido em carnes e refeições. O prato consiste em fatias finas de carne (geralmente bovina) marinadas num molho adocicado e salgado — feito à base de molho de soja, açúcar, óleo de sésamo, alho e, muitas vezes, puré de pera coreana para amaciar a carne — que depois são grelhadas ou salteadas.
- México: A Birria (um guisado de carne -, originalmente cabra - mas hoje também bovina, cozinhado lentamente com uma mistura de pimentas e especiarias. E o Chile Chiltepín (uma pimenta redonda e pequena) estão transcendendo fronteiras e influenciando snacks salgados no mundo inteiro.
O que o Brasil está desejando?
O estudo traz um recorte sobre o que está em ascensão especificamente no mercado brasileiro. Confira os líderes de crescimento por categoria:
- Bebidas Refrescantes: Framboesa, Frutas Tropicais e Graviola.
- Bebidas Alcoólicas: A surpresa fica para o Chocolate ao Leite, Canela e sabores brasileiros como Açaí e Manjericão.
- Café e Chá: O conforto reina com Avelã, Doce de Leite e o queridinho Brigadeiro.
- Carnes e Refeições: se hoje reinam sabores como provolone, ricota e calabresa, o futuro dos pratos aponta para uma direção menos defumada e mais “fresca”: Caprese, Queijo Azul, Erva Doce e Azeitonas Pretas serão tendência.
- Os queijos também vão ganhar novo foco por aqui: saem parmesão e cream cheese que ganhavam espaço em receitas dos produtos industrializados e chegam blue cheese e cheddar (esse, aliás, nunca sai de moda no mundo inteiro).
Quer saber mais? Me segue lá no meu insta! @ehdecomer
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











