Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Saiba como será a apuração das notas do Carnaval de São Paulo

Serão cinco jurados para cada quesito e as notas terão cópia de segurança

Carnaval 2013|Do R7

A apuração dos votos das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, marcada para terça-feira (12), terá algumas mudanças neste ano. Agora, os jurados vão preencher duas cédulas iguais. Uma delas será de segurança. Para cada um dos nove quesitos, serão cinco notas. 

Assim como em 2012, a pontuação será decimal, o que deixa a disputa mais acirrada. A maior e a menor nota serão descartadas. Também haverá mais jurados. Ao todo, serão 54 julgadores para os seguintes quesitos: comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, samba-enredo, enredo, fantasia e alegoria.

As notas este ano também terão uma cópia de segurança. Cada jurado estará com uma cédula de votação carbonada para a colocação das avaliações que posteriormente irão para duas urnas, uma que ficará no sambódromo no dia da apuração e a outra permanecerá dentro do batalhão da polícia.

Leia mais notícias sobre o Carnaval 2013


A medida será implantada para que o episódio do ano passado não se repita. Durante a apuração, um suposto integrante membro da escola de samba Império de Casa Verde foi até a mesa e rasgou os papéis em que constavam as notas de todas as escolas de samba. A confusão trouxe inúmeros problemas, já que, como não existia uma cópia de segurança das cédulas, a única pessoa que poderia saber a pontuação era o próprio jurado.

O desfile das campeãs acontece no dia 15 de fevereiro.


Quesitos

A liga também fez pequenas mudanças com relação ao julgamento dos quesitos. Confira abaixo:


Comissão de frente — Cabe ao jurado da comissão de frente julgar também o acabamento e a integridade da fantasia e não apenas a sua adequação ao enredo.

Mestre-sala e porta-bandeira — O julgador poderá apenas avaliar a desenvoltura do mestre-sala e da porta-bandeira no campo de visão da sua cabine. Ele deve saber também que existe uma diferença entre andar e bailar. O casal não é obrigado a fazer uma parada para sua apresentação.

O jurado também deve julgar o acabamento e a integridade da fantasia do primeiro casal, ou do que estará com o pavilhão oficial da escola de samba.

Bateria – Os instrumentos considerados básicos em uma bateria são: surdo, repinique, caixa, tamborim e chocalhos. Neste ano, outros que não estão considerados nessa lista e que entram na avenida também serão julgados. Por exemplo, os atabaques usados por algumas escolas em anos anteriores.

Veja mais notícias na nova home do R7

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.