Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rincon Sapiência faz análise ácida sobre o rap em "Ponta de Lança (Verso Livre)"

Rapper da ZL surgiu como um furacão na cena e promete um álbum arrasa-quarteirão para 2017

|Juca Guimarães, do R7

Rincon Sapiência surgiu para mexer com o sistema
Rincon Sapiência surgiu para mexer com o sistema Rincon Sapiência surgiu para mexer com o sistema

Quando o som do Rincon Sapiência começou a aparecer nas festas de rap há alguns anos, o efeito causado foi muito parecido com o de um furacão. Batidas carregadas em ritmos orgânicos balanceadas em referências eletrônicas davam sustentação para rimas afiadas que misturavam referências do universo pop com discurso politizado e progressista.

Rincon Sapiência surgiu para mexer com o sistema e sacolejar o esqueleto. O hit "Elegância", por exemplo, mistura crítica social com a autoafirmação do jovem negro periférico. As músicas do Rincon te pegam de dentro pra fora e também de fora pra dentro por conta da crônica e da reflexão que saem da cabeça do rapper.

Agora ele chega ainda mais mordaz e pesado com o single "Ponta de Lança (Verso Livre)" sobre a posição do MC (mestre de cerimônia) na cultura hip-hop. Com bom humor e eloquência, o rapper lança a provocação sobre a cena atual do rap brasileiro que deixou de lado a importância das rimas e letras para destacar a imagem dos artistas. 

Para isso, ele compôs uma música sem refrão com versos soltos que resgata a imagem do MC, personagem responsável pelas ideias e pela dinâmica das festas de rap. Ao mesmo tempo, Rincon mostra uma mistura maravilhosa e trap com ritmos africanos. Tradição e modernidade nas doses certas.

Publicidade

"Ponta de Lança" ganhou também um videoclipe dirigido por Jonah Emilião, idealizador do estúdio Rasputines art, de Curitiba. Filmado na Cohab 1, Zona Leste, a quebrada do Rincon. O clipe foi gravado com uma câmera especial para criar a sensação de filme antigo, lembrando a época em que os MCs eram o ponto de referência para a ideologia do hip-hop.

Em março de 2017, Rincon Sapiência deve lançar o álbum Galanga Livre, pela Boia Fria Produções. O single "Ponta de Lança", a princípio, não deve entrar no álbum mas foi composta durante a produção do disco e já está disponível baixar em todas as plataformas de música digital. É uma bela amostra do que o Rincon está preparando para o ano que vem.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.