Irmão do rei Charles III processa polícia britânica após ser preso
Filho da falecida rainha Elizabeth II questionou a legalidade da ação policial relacionada às investigações
Bang Showbiz|Do R7

Andrew Mountbatten-Windsor, 66, irmão do rei Charles III, 77, entrou na Justiça contra a polícia britânica para contestar as circunstâncias de sua prisão no início do ano.
O ex-duque de York foi detido no dia de seu aniversário, em fevereiro, sob suspeita de conduta irregular no exercício de função pública. A prisão ocorreu em meio às investigações relacionadas ao caso do falecido financista Jeffrey Epstein (1953–2019), com quem o ex-príncipe mantinha uma relação de amizade.
Agora, Andrew apresentou um pedido de revisão judicial para questionar a legalidade das ações da polícia.
Segundo o jornal Daily Telegraph, ele almeja que um juiz examine os mandados de busca que autorizaram a polícia a revistar sua antiga residência, a Royal Lodge, em Windsor, e sua propriedade em Sandringham.
Uma audiência será realizada no Tribunal Superior do Reino Unido ainda nesta semana para decidir se determinados documentos judiciais relacionados ao processo poderão ser divulgados.
O recurso de Andrew é a primera ação desse tipo apresentada por um integrante da família real britânica sobre a legalidade de um processo criminal desde o julgamento do rei Charles I, em 1649.
A suspeita de conduta irregular no exercício de função pública está relacionada a materiais presentes nos arquivos do caso Epstein que sugeriam que o filho da falecida rainha Elizabeth II havia compartilhado informações sigilosas com o financista condenado por crimes sexuais, que morreu na prisão em 2019, enquanto aguardava julgamento por outras acusações.
Segundo as alegações, quando Andrew atuou como enviado especial do Reino Unido, entre 2001 e 2011, ele teria encaminhado a Epstein relatórios sobre suas viagens a Hong Kong, Cingapura, China e Vietnã. Ele também teria compartilhado com o empresário uma nota sigilosa sobre oportunidades de investimento no Afeganistão.
Após a prisão de Andrew, que foi posteriormente liberado, o rei Charles emitiu um comunicado.
"Recebi com a mais profunda preocupação a notícia sobre Andrew Mountbatten-Windsor e a suspeita de irregularidades no exercício do cargo público. O que se segue agora é o processo minucioso, justo e proporcional pelo qual essa questão será investigada da maneira apropriada e pelas autoridades competentes. Nesse sentido, como já afirmei anteriormente, elas contam com nosso apoio e cooperação plenos e incondicionais", declarou o monarca na ocasião.
Charles acrescentou: "Permitam-me afirmar com clareza: a Justiça deve seguir seu curso. Com o processo em andamento, não seria adequado que eu me manifestasse além disso. Enquanto isso, minha família e eu continuaremos cumprindo nosso dever e nosso serviço a todos vocês."
Em razão do escândalo, Andrew foi destituído do título de príncipe e do tratamento de Alteza Real (HRH).















