Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bob Dylan celebra 80 anos: fatos e curiosidades sobre o artista

Com o cupom da Americanas você compra um exemplar da biografia do cantor com detalhes da sua trajetória na música

Entretenimento|Do R7 Conteúdo e Marca

Bob Dylan, um dos artistas mais importantes do século, completou 80 anos em 2021
Bob Dylan, um dos artistas mais importantes do século, completou 80 anos em 2021 Bob Dylan, um dos artistas mais importantes do século, completou 80 anos em 2021

Há 80 anos o mundo ganhava um de seus maiores e mais importantes artistas: Bob Dylan. Nascido em 24 de maio de 1941 em Duluth, no estado de Minnesota, Estados Unidos, Robert Allen Zimmerman é um dos mais expressivos cantores, compositores, escritores e poetas de sua geração, além de possuir uma carreira de mais de 50 anos.

Com mais de 30 álbuns de estúdio e prêmios que, juntos, devem ocupar todo o espaço de uma de suas mansões, Bob Dylan é conhecido por ser o primeiro e único artista a ganhar o Nobel, o Oscar, o Grammy, o Globo de Ouro e o Pulitzer. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar no cantot ou até já ouviu, mas não o conhece muito, é preciso reconhecer o grande artista que ele é.

Mas o que essa figura misteriosa e excêntrica tem de especial que a torna tão importante para a história da música mundial? É isso que vamos descobrir no texto abaixo. Separamos alguns fatos surpreendentes sobre a vida e a obra de Bob Dylan.

Uma carreira de sucessos

Publicidade

Os álbuns de Bob Dylan possuem variedade cultural e qualidade musical. Isso é um fato reconhecido por diversas entidades e personalidades. Apesar de nunca ter conseguido ficar em 1º lugar nas principais paradas de sucesso dos Estados Unidos e do Reino Unido, o cantor tem uma extensa coleção de singles que se tornaram hits e marcaram época.

Com mais de 65 álbuns lançados, tanto de estúdio quanto de gravações ao vivo, a discografia de Bob Dylan é invejável, ostentando cerca de 30 discos de ouro, 20 discos de platina e uma lista de singles que qualquer músico gostaria de ter. Canções que marcaram época, como "Blowin' in the Wind", "The Times They Are a-Changin'", "Like a Rolling Stone", "Hurricane", "Man Gave Names to All the Animals" e "Jokerman" são só algumas que podem ser citadas.

Publicidade

Influência artística para diversos artistas

Pouca gente sabe, mas a relação de Bob Dylan com outras bandas e artistas de grande sucesso foi bastante comum. Para começar, a banda The Rolling Stones escolheu seu nome devido à música de Dylan "Like a Rolling Stone". Outra curiosidade sobre o artista é que ele é chamado por muitos como o quinto elemento dos Beatles. Isso porque ele e os integrantes da banda mais famosa do mundo eram bem próximos e, apesar de nunca terem sido divulgados, sabe-se que muitos encontros entre Dylan e John Lennon ocorreram dentro de estúdios de gravação.

Publicidade

O que poucos brasileiros sabem é que um dos artistas mais importantes da música popular brasileira, Belchior, fã assumido de Dylan, inspirou-se em sua obra várias vezes para compor suas canções. O artista brasileiro, inclusive, foi apresentado ao músico norte-americano por Gilberto Gil, em 1990, que o anunciou ao ídolo da seguinte forma: "Dylan, esse é Belchior, o Bob Dylan brasileiro".

Show histórico

Bob Dylan nasceu numa família judia que emigrou de Odessa (atual Ucrânia) para os Estados Unidos por conta de um pogrom antissemita, em 1905. Em 1978, Dylan se apresentou em Nuremberg, na Alemanha, mais precisamente no estádio Zeppelinfeld, lugar que foi palco de diversos discursos inflamados de Adolf Hitler.

Contudo, Dylan se posicionou e exigiu que o palco em que se apresentaria fosse montado exatamente do lado oposto de onde, nas décadas de 1930 e 1940, o ditador nazista costumava falar ao público. Resultado: mais de 80 mil pessoas assistiram ao show de Bob Dylan de costas para o antigo palanque de Hitler.

Bob Dylan e o… rap?

Sejamos sinceros: Bob Dylan construiu sua imagem em torno de várias facetas e por meio de seu multitalento para diversas expressões artísticas. Pintura, literatura e principalmente a música são as mais conhecidas delas. No princípio, foi na música que o astro fez seu nome, com letras poéticas e inspiradoras, e melodias que pareciam de outro planeta.

Muitos fãs e o público estão habituados a ver Bob Dylan associado à imagem de cantor folk ou de rock'n'roll, mas, ao contrário do que muitos imaginam, o músico não só é fã de música hip-hop, como também é considerado por alguns rappers como o autor de uma das primeiras músicas do gênero.

Isso mesmo: em 1965, Dylan lançou "Subterranean Homesick Blues", uma canção que possui batidas muito conectadas ao universo country, mas que, de alguma maneira, também possui uma letra enérgica como as letras de rap.

E aí, se interessou para saber mais sobre esse artista ícone de toda uma geração? Aproveite o cupom Americanas e adquira o exemplar de sua biografia para se aprofundar ainda mais em sua vida e obra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.