Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Blocos do Rio transformam funk, sertanejo e até rock em samba

Repertórios misturam sucessos dos Beatles, Raul Seixas, Wando e Michael Jackson

Carnaval 2013|Carlyle Jr., do R7, no Rio

Há três anos, o Bloco do Sargento Pimenta agita os foliões ao som de hits dos Beatles
Há três anos, o Bloco do Sargento Pimenta agita os foliões ao som de hits dos Beatles Há três anos, o Bloco do Sargento Pimenta agita os foliões ao som de hits dos Beatles

O Carnaval de rua do Rio se transformou em uma festa de todas as tribos. Hoje, as tradicionais marchinhas dividem foliões com o funk, axé, pop, sertanejo e até rock. No ritmo do samba, os “blocos alternativos” diversificam o repertório da folia carioca.

Neste ano, um bloco resolveu “ressuscitar” o rei do pop, Michael Jackson, para agitar cariocas e turistas. No Thriller Elétrico, cerca de 30 ritmistas vão batucar hits do astro americano em meio a guitarras, baixos, tamborins e cuícas. O vocalista Bernardo Legrand explica que a músicas ganharam versões bem abrasileiradas.

— Para o repertório, nós escolhemos dez clássicos do Michael Jackson, como Billie Jean, Bad, I Want You Back, Human Nature e Off The Wall. Vamos misturar samba, funk, marchinha, samba-reggae, ijexá e ciranda. Já fizemos algumas apresentações, mas vamos fazer nossa estreia oficial no Carnaval.

Beatles e Raul Seixas nas ruas do Rio

Publicidade

Já os reis do iê iê iê arrastam multidões há três anos. Os sucessos dos Beatles fazem parte da trilha sonora do Sargento Pimenta, que, no ano passado, reuniu cerca de 60 mil foliões no aterro do Flamengo. O vocalista e baixista Felipe Fernandes adianta que o set list do grupo ganhou o reforço de 13 músicas.

— Além de mais músicas, vamos investir em uma estrutura maior para o desfile deste ano. No passado, as pessoas se divertiram, mas não ouviram direito o nosso som.

Publicidade

Em homenagem a Raul Seixas, ídolo do rock nacional que morreu em 1989, o Toca Raul também faz a festa dos roqueiros em pleno Carnaval. Um dos idealizadores do bloco, Eduardo Marques diz que o bloco surgiu para “injetar” o som das guitarras na veia da folia.

— O Raul merece isso por tudo o que fez pela nossa música. A homenagem é muito justa.

Publicidade

Além do Sargento Pimenta e do Toca Raul, o Bloco Cru e o Block n' Roll também reforçam a lista do “rock in Rio” da folia. O repertório tem Rolling Stones, The Smiths, Radiohead e Barão Vermelho.

Funk e sertanejo na folia carioca

A união do Carrossel de Emoções e da Favorita promete fazer os foliões descerem até o chão no batidão do funk carioca no sábado de Carnaval (9 de fevereiro). Os blocos dão uma nova cara a raps, como Corpo nu, da dupla Claudinho e Buchecha.

Na levada do sertanejo universitário, o Chora Me Liga não vai deixar ninguém parado ao som dos hits Ai, se eu te pego e Eu quero tchu, eu quero tcha. O desfile do bloco, marcado para o dia 3 de fevereiro em Copacabana, será puxado pela dupla João Lucas & Matheus.

Axé de Preta Gil e romantismo de Wando

Os clássicos do axé também ganham um toque carioquês no Bloco da Preta. Em cima do trio elétrico, a cantora Preta Gil comanda a festa ao lado da atriz Carolina Dieckmann, madrinha do bloco.

Inspirado no romantismo do cantor Wando, morto no ano passado, o Fogo e Paixão embala os foliões com músicas no melhor estilo brega. Além dos sucessos do rei das calcinhas, Adocica, de Beto Barbosa, e Como uma deusa, da Rosana, caem no batuque do bloco.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.