Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Campeã do Carnaval de São Paulo será conhecida nesta terça

Apuração começa às 16h. Neste ano, não será permitida a presença de torcedores 

Carnaval 2013|Do R7

Grande campeã do Carnaval de São Paulo será conhecida nesta terça-feira (12). Apuração começa às 16h
Grande campeã do Carnaval de São Paulo será conhecida nesta terça-feira (12). Apuração começa às 16h

A apuração dos votos das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo acontece a partir das 16h desta terça-feira (12), no Espaço Anhembi, localizado no Sambódromo, zona norte da capital. Após confusão ocorrida em 2012 — quando algumas cédulas foram destruídas durante a apuração —, este ano os jurados vão preencher duas cédulas iguais que, posteriormente, irão para duas urnas. Uma ficará no sambódromo no dia da apuração e a outra permanecerá dentro do batalhão da polícia.

Além disso, a apuração ocorrerá em local fechado e não será permitida a presença de torcedores e integrantes das agremiações. Cada escola poderá ter até três representantes presentes na hora da divulgação das notas.

A medida será implantada para que o episódio do ano passado não se repita. Durante a apuração, um suposto integrante da escola de samba Império de Casa Verde foi até a mesa e rasgou os papéis em que constavam as notas de todas as escolas de samba. A confusão trouxe inúmeros problemas, já que, como não existia uma cópia de segurança das cédulas, a única pessoa que poderia saber a pontuação era o próprio jurado.

Leia mais notícias sobre o Carnaval 2013


Para cada um dos nove quesitos, serão cinco notas. Assim como em 2012, a pontuação será decimal, o que deixa a disputa mais acirrada. A maior e a menor nota serão descartadas. Também haverá mais jurados. Ao todo, serão 54 julgadores para os seguintes quesitos: comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, samba-enredo, enredo, fantasia e alegoria. O desfile das campeãs acontece no dia 15 de fevereiro.

Quesitos


A liga também fez pequenas mudanças com relação ao julgamento dos quesitos. Confira abaixo:

Comissão de frente — Cabe ao jurado da comissão de frente julgar também o acabamento e a integridade da fantasia e não apenas a sua adequação ao enredo.


Mestre-sala e porta-bandeira — O julgador poderá apenas avaliar a desenvoltura do mestre-sala e da porta-bandeira no campo de visão da sua cabine. Ele deve saber também que existe uma diferença entre andar e bailar. O casal não é obrigado a fazer uma parada para sua apresentação.

O jurado também deve julgar o acabamento e a integridade da fantasia do primeiro casal, ou do que estará com o pavilhão oficial da escola de samba.

Bateria – Os instrumentos considerados básicos em uma bateria são: surdo, repinique, caixa, tamborim e chocalhos. Neste ano, outros que não estão considerados nessa lista e que entram na avenida também serão julgados. Por exemplo, os atabaques usados por algumas escolas em anos anteriores.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.