Esquema de segurança na Esplanada mobiliza mil policiais militares
Governo garante que todos serão revistados ao chegaram ao evento
Distrito Federal|Do R7, com Agência Brasília
Um esquema especial de segurança foi preparado para a festa de réveillon da Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira (31), com cerca de um policial para cada 200 pessoas.
Serão mobilizados mil policiais militares, além de 67 bombeiros e 35 policiais civis para garantir a tranquilidade do público de 200 mil pessoas que é esperado.
De acordo com o secretário-adjunto de Segurança Pública do DF, Roberto Oliveira, a preocupação da equipe é evitar os furtos.
— No ano passado tivemos um réveillon muito tranquilo, sem registros de homicídios e nem problemas com brigas, mas tivemos alguns furtos a veículos e objetos em geral. Temos a preocupação esse ano de minimizar ao máximo essas ocorrências.
Saiba o que abre e fecha no feriado de Ano Novo
Ainda segundo Oliveira, todos os que chegarem ao local do evento serão revistados, seja pela Rodoviária do Plano Piloto ou pelas escadas localizadas atrás dos prédios dos ministérios. Bolsas e mochilas são os alvos da operação.
— Vamos abordar principalmente aqueles que estiverem com mochila ou bolsas. Queremos garantir que todos tenham um réveillon de muita paz sem incidentes desagradáveis.
Ao todo, farão a segurança da festa 68 viaturas, além de oito UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) móveis e dois postos médicos que estarão prontos para atendimento na Esplanada.
Crianças
As crianças que vão ao show da Esplanada com os pais também são um foco de atenção da PM (Polícia Militar). Para evitar desaparecimentos, o coronel Gilson Leal recomenda que todas estejam identificadas.
— Todas devem ter no bolso um papel com seu nome, nome dos pais, telefone e endereço, para que possamos entrar em contato com os familiares em caso de perda.