Gaviões da Fiel aposta na história da propaganda no Brasil para ganhar o Sambódromo do Anhembi
Desfile será aberto com homenagem à própria escola
Carnaval 2013|Do R7*

A história da propaganda no Brasil será explorada pela Gaviões da Fiel na avenida do Sambódromo do Anhembi, na madrugada deste domingo (10). Para montar o desfile, a agremiação buscou referências que vão desde o descobrimento do Brasil até a era digital. A escola foi a segunda a entrar na avenida, por volta das 0h05, após o desfile da Nenê de Vila Matilde.
Ao fim do desfile, o presidente da Gaviões, Antonio Alan Souza da Silva, conhecido como Dozinete, disse que a escola de samba “contribui com a cultura de estádio”.
— A Gaviões vem na avenida representar o Corinthians. Infelizmente, a gente é julgado como torcida, time de futebol. Quando é um palmeirense ou são-paulino julgando, a gente já sabe o resultado que esperar, mas a Gaviões tem certeza que faz um Carnaval de igual pra igual.
Leia mais notícias sobre o Carnaval de SP 2013
Veja imagens do desfile da Gaviões da Fiel
Confiante na vitória, o vice-presidente, Wagner da Costa, conta que a escola passou por dificuldades financeiras este ano e carros alegóricos foram finalizados na última hora.
— Foi muito difícil pra gente conseguir atravessar a avenida mas, graças a Deus, na avenida tudo foi recompensado. Apesar das dificuldades por que passarmos, graças a Deus, tivemos um retorno.
Com o tema “Ser fiel é a alma do negócio”, a escola quis apresentar a evolução das propagandas de forma que retratasse também o próprio progresso do País. Além disso, o título de campeão mundial também foi lembrado com uma réplica da taça no carro que traz os jogadores do Corinthians.
O goleiro Cássio foi o primeiro a subir no carro alegórico e Emerson Sheik quase o último do time a chegar ao sambódromo. O goleiro Danilo Fernandes, o lateral Fábio Santos, o meia Danilo e os volantes Paulinho e Edenilson também marcam presença.
A Gaviões trouxe ainda como destaque a madrinha da bateria Sabrina Sato. Tati Minerato é a rainha e contou que sua roupa levou um mês para ser confeccionada e, segundo ela, custou R$ 20 mil.
Depois o enredo continuou com a primeira propaganda registrada, a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel I descrevendo as terras brasileiras. O século XIX foi representado pelos anúncios do primeiro jornal impresso brasileiro, a Gazeta no Rio de Janeiro, sobre venda de imóveis e as informações sobre o mercado de escravos.
A escola conseguiu passar pelos portões no tempo certo e encerrou o desfile com 63 minutos.
Gaviões da Fiel
Presidente: Antonio Alan Souza da Silva
Carnavalesco: Max Lopes
Rainha de bateria: Tatiane Minerato
Intérprete: Ernesto Teixeira
Classificação em 2012: 9ª Colocada
Enredo: Ser Fiel é Alma do Negócio
*Colaboraram Ana Cláudia Barros e Marsílea Gombata, do R7