Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Metrô começa a vender cartão especial para o Carnaval nesta sexta-feira

Bilhete, que tem direito a cinco viagens, custa R$ 15 e inclui serviço de integração com ônibus

Carnaval 2013|Do R7, no Rio

O bloco Simpatia É Quase Amor vai desfilar no sábado (2), a partir das 14h, em Ipanema, na zona sul do Rio
O bloco Simpatia É Quase Amor vai desfilar no sábado (2), a partir das 14h, em Ipanema, na zona sul do Rio

Para evitar longas filas no período do Carnaval e agilizar o embarque nos dias de folia, a concessionária Metrô Rio começa a vender, nesta sexta-feira (1º), o "cartão metrô folia 2013". Ele será aceito em todas as estações e no serviço Metrô Na Superfície, respeitando as regras de integração com os ônibus. Após o uso, o passageiro ficará com o cartão, já que ele dá direito a cinco viagens.

O cartão será vendido por R$ 15 nas bilheterias de oito estações: Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema/General Osório. A venda acontecerá até o dia 17 de fevereiro ou enquanto durarem os estoques. O cartão será válido até o dia 28 de fevereiro e não é recarregável. O prazo de utilização entre um embarque e outro é de 10 minutos.

Durante a operação especial de Carnaval, as bilheterias das estações permanecerão abertas e serão aceitos os cartões Pré-Pago, Rio Card e Bilhete Único Estadual.

Metrô funcionará 24h por dia entre sexta-feira e terça-feira de Carnaval


O metrô circulará em esquema especial, sem interrupção, das 5h de sexta-feira (8) às 23h de terça-feira (12)— com extensão até as 2h de quarta-feira (13) nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório. A partir do meio-dia de sábado (9), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem transferência.

A operação especial se repetirá entre as 5h de sábado (16) e 23h de domingo (17) para atender ao desfile das escolas campeãs do Grupo Especial, no sambódromo.


Táxis terão dois pontos de embarque com preços fixos no entorno da Sapucaí

Para evitar transtornos no trânsito durante os dias de Carnaval, os táxis este ano terão dois pontos de embarque exclusivos no entorno da Marquês de Sapucaí, no centro do Rio: um na rua do Riachuelo e o outro no largo do Estácio. A prefeitura estipulou ainda preços fixos para evitar cobranças abusivas por parte dos motoristas.


Segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, até as 22h, todos os táxis amarelos terão acesso ao entorno do sambódromo. Após este horário, haverá bloqueios e os taxis só poderão efetuar o desembarque de passageiros em locais distantes da Sapucaí.

— A melhor opção é utilizar o metrô. Mas, para quem quer ir de táxi, nós preparamos uma operação especial. Haverá um controle rigoroso para os táxis que furarem os bloqueios. O importante é evitar a cobrança de preços abusivos e a dificuldade no deslocamento das pessoas.

Na rua do Riachuelo, uma faixa de rolamento estará bloqueada para a passagem de pedestres que sairão do setor ímpar e irão embarcar nos táxis. O outro ponto, no largo do Estácio, será a melhor opção de acesso para os foliões que sairão do setor ímpar.

A tabela de preços fixos estará disponível em bunners, dentro do sambódromo, nos pontos de táxi e foi publicada na última quinta-feira (31), no Diário Oficial do município. As equipes de fiscalização da operação Táxi Legal estarão no entorno da passarela do samba durante todo o período do Carnaval.

O esquema especial de táxi começa na sexta-feira (8 de fevereiro), vai até terça-feira (12 de fevereiro) e se estende no sábado (16), dia do desfile das escolas campeãs do Grupo Especial.

Osório disse ainda que pediu às concessionárias responsáveis pelos trens e pelas barcas para reforçarem o funcionamento dos transportes na sexta-feira e no sábado.

Pontos de ônibus

A prefeitura informou que os pontos de ônibus serão divididos por área. Para atender quem vai assistir aos desfiles no setor ímpar, estarão disponíveis pontos nas avenidas Henrique Valadares (sentido centro), Presidente Vargas (destino zonas norte e oeste) e na rua do Riachuelo (destino zona sul).

A estação Central do metrô, que funcionará 24h no período do Carnaval, é a melhor opção. O público que vai assistir do setor par deverá embarcar nos ônibus, na avenida Paulo de Frontin (destino zona sul e centro) ou na avenida Presidente Vargas (destino zonas norte e oeste). As estações mais próximas do metrô são Praça Onze e Estácio.

Para quem utiliza adesivo de trânsito livre nos automóveis, vale lembrar que o estacionamento é permitido nas áreas bloqueadas. Não haverá opção de estacionamento no entorno do Sambódromo para quem não possui adesivo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.