Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Após três mortes por gripe suína, Uberaba decreta emergência no combate à doença

Prefeito assinou decreto para agilizar compra de medicamentos e contratação de pessoal

Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7 MG

A Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, decretou emergência no combate à gripe H1N1 na cidade depois da confirmação de três mortes no local. O último óbito comprovado foi de um homem de 43 anos. Uma mulher, que seria uma andarilha que vive nas ruas do município, continua internada. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Paulo Piau fez o decreto para que providências como compra de medicamentos e pessoal possam ser tomadas imediatamente.

Ainda de acordo com o órgão, foi criado um Comitê Permanente de Combate à Crise, formado por vários integrantes da administração municipal. O objetivo é que o grupo discuta medidas para melhorar a situação na cidade. A prefeitura considera ainda cancelar eventos para evitar aglomeração de pessoas e já negocia o adiantamento das férias escolares de 5 de julho para 30 de junho.

Mortes por H1N1 em São Paulo fazem governo mudar protocolo

Máscaras para profissionais e pessoas com suspeita da doença, kits de teste rápido e potes de álcool em gel serão comprados para abastecer as unidades de saúde da cidade. Além disso, agentes de saúde ficarão em pontos estratégicos de grande fluxo de pessoas, como a rodoviária, para orientar a população sobre as medidas de prevenção, como a higiene correta das mãos.

Publicidade

Prevenção

Até o momento, cerca de 95% da população de Uberaba foi vacinada, aproximadamente 70 mil pessoas. Além disso, o remédio Tamiflu, indicado para combater os efeitos da doença, está sendo distribuído gratuitamente em postos de saúde e até mesmo hospitais particulares da cidade. A pretensão é que um novo lote de vacinas seja comprado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.