Repúblicas de Ouro Preto são liberadas para receber foliões
Decisão da Justiça Federal tinha proibido a cobrança por hospedagem nas moradias estudantis
Minas Gerais|Do R7
As repúblicas federais de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, foram liberadas para receber foliões durante o Carnaval 2014. A hospedagem mediante pagamento, que ocorria normalmente, havia sido proibida pela Justiça Federal.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (28). Segundo a assessoria da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) o juiz acatou o recurso e deu parecer favorável à institução. A universidade justificou que o dinheiro arrecadado com a hospedagem de turistas durante a folia é usado pelos estudantes para a manutenção das repúblicas.
A proibição foi anunciada em dezembro do ano passado a pedido da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, que alegou que os pacotes das moradias estudantis ofereciam uma “concorrência desleal”.
Tradicional
O Carnaval de Ouro Preto é um dos mais tradicionais do Brasil. Neste ano são esperados 75 mil turistas na cidade, o que credencia o Carnaval como o quarto maior do País. Para garantir a segurança da festa, a Polícia Militar promete reforçar o contingente de policiais em 50% em relação ao ano passado. Serão montados quatro portais na cidade para fiscalizar a entrada de turistas.
A festa vai se espalhar pela cidade histórica: palcos serão motados em diversas praças da cidade e também em distritos. O primeiro compromisso é no dia 27 de fevereiro, com a coroação do Rei Momo, a partir das 19h, na Praça Tiradentes.