Logo R7.com
RecordPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Banda Alegria sem Ressaca faz desfile preventivo contra as drogas no domingo

Atriz Luiza Tomé vai desfilar como madrinha do bloco

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil

  • Google News
Luiza Tomé é madrinha da banda Alegria Sem Ressaca
Luiza Tomé é madrinha da banda Alegria Sem Ressaca

Tradição no período pré-carnavalesco, no Rio de Janeiro, a Banda Alegria sem Ressaca faz seu 11º desfile preventivo contra as drogas, neste domingo (23). A concentração será às 9h, na esquina da rua República do Peru com avenida Atlântica, na orla de Copacabana, zona sul da cidade, e a dispersão está programada para às 12h, no posto 6.

Criada pela Abrad (Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas), com apoio da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a Banda Alegria sem Ressaca promete levantar, mais uma vez, a bandeira da prevenção ao abuso de álcool e ao uso de drogas ilícitas, conforme explicou à Agência Brasil o presidente da Abrad, psiquiatra Jorge Jaber, especializado no tratamento de dependentes químicos.


— É uma banda preventiva ao uso de substâncias químicas, e procura difundir a ideia de que pode haver alegria, em festividades como o carnaval, sem o uso de drogas.

Embora o nome da agremiação seja Alegria Sem Ressaca, Jaber admitiu que não faz mal as pessoas beberem um pouco no carnaval.


— A gente não vai ficar contra o consumo de álcool no carnaval, mas aproveita o mote de não usar muito (álcool) para dizer que droga é ruim e pode levar a problemas sérios.

O desfile deste ano conta com o apoio da Associação Trânsito Amigo, fundada por Fernando Diniz há oito anos, depois de perder um filho em um acidente de trânsito, na Barra da Tijuca. A associação reúne parentes de pessoas que morreram devido ao uso de drogas: o próprio motorista ou pessoas atropeladas por alguém sob efeito de substâncias ilícitas.


No carnaval deste ano, a Banda Alegria sem Ressaca volta a ter como madrinha a atriz da TV Record Luiza Tomé, que teve na própria família dois casos de dependentes químicos: um irmão morreu em decorrência do uso de drogas, e outro irmão conseguiu se recuperar e está há 12 anos sem uso de substâncias químicas.

Outro ator, Edward Boggiss, que está em processo de recuperação, também participará do desfile da banda. Segundo informou o presidente da Abrad, Boggiss atualmente ajuda pacientes que estão em internação com o auxílio de laboratórios de teatro, “de modo que essas pessoas entrem em contato com a cultura da abstinência por outro meio que não seja tão rígido como é através da medicina”.

No ano passado, a banda teve como madrinha a delegada Valéria Aragão, que chefiava a Decod (Delegacia de Combate às Drogas do Rio de Janeiro). O padrinho foi o ator e cantor Eduardo Dussek. A Banda Alegria Sem Ressaca tem o patrocínio do Sesc (Serviço Social do Comércio). Apoiam também a iniciativa os conselhos estadual e municipal AntiDrogas, a Aperj (Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outras instituições.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.