Carnaval começa com chuva; confira a previsão do tempo para o feriado 

Frente fria atingiu o Sudeste e pode provocar transtornos na saída do feriado entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas, com alagamentos

Nuvens carregadas são vistas na região central de São Paulo nesta sexta-feira (21)

Nuvens carregadas são vistas na região central de São Paulo nesta sexta-feira (21)

ANANDA MIGLIANO/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Chuva, suor e cerveja, como diz a música de Caetano Veloso, não vão faltar neste Carnaval. O feriado começa com instabilidade, mas pode terminar com sol e calor. Segundo a previsão do instituto Somar, uma frente fria atingiu o Sudeste e pode provocar transtornos na saída do feriado entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas, com alagamentos e risco de quedas de barreiras. A temperatura varia entre mínima de 20°C e máxima de 24°C.

No início do feriado a frente fria ajuda a deslocar umidade para a região Sudeste e segue chovendo de forma volumosa no sul de Minas Gerais, metade norte de São Paulo e Rio de Janeiro. No litoral paulista chove, mas de forma mais fraca, por conta dos ventos vindos do oceano.

Segue a atenção para perdas e transtornos por causa da grande quantidade de chuva dos últimos dias. As temperaturas também começam a diminuir na região e rajadas de vento de até 70 km/h são esperadas em toda a faixa leste.

No sábado, a previsão é de um dia nublado, ainda com chuva que deve variar de moderada a fraca. No domingo os maiores acumulados de chuva ficam restritos ao Noroeste de São Paulo, região do Triângulo Mineiro e Centro de Minas Gerais, devido à atuação de áreas de instabilidade presentes nos níveis mais altos da atmosfera.

Nas demais áreas a chuva ocorre de maneira menos volumosa e na forma de pancadas, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas. São esperadas rajadas de vento de até 50 km/h para todo o litoral.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a chuva vem mais no fim do dia e tem chance de ser volumosa na metade sul do estado. A capital e a metade norte do estado serão menos atingidos, e no domingo a condição para chuva diminui, mas pode ocorrer em forma de pancadas isoladas e o dia fica nublado.

Nas demais áreas, os temporais, ventos fortes e trovoadas acontecem depois de uma tarde de muito calor, podendo causar deslizamentos de terra e alagamentos.
Pode ocorrer muita agitação marítima com ondas de mais de 3 metros de altura.

Minas Gerais e Espírito Santo

Em Minas Gerais e no Espírito Santo, pancadas de chuva também no fim do dia. A condição de calor continua e as temperaturas ficam elevadas, principalmente entre Belo Horizonte e Ouro Preto.

* Com Insituto Somar e site Tempo Agora