Casa Museu Ema Klabin tem programação de férias em janeiro
Caminhada pelo Jardim Europa, espetáculos musicais, oficina de argila e visitas mediadas à exposição América pré-colombiana: corpo...
Cartão de Visita|Do R7
Caminhada pelo Jardim Europa, espetáculos musicais, oficina de argila e visitas mediadas à exposição América pré-colombiana: corpo e território são algumas das atrações
Durante todo o mês de janeiro, a Casa Museu Ema Klabin oferecerá uma programação especial de férias que inclui show, concerto, oficinas, caminhada e visitas mediadas à exposição América pré-colombiana: corpo e território.
O público ainda terá a oportunidade de conhecer a residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994, uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil que preserva seus ambientes originais. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas de artistas renomados, como do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, além de obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari. O acervo também inclui artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos. O jardim, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, é outro destaque imperdível na visita.
Confira abaixo a programação de janeiro:
Trio de Vento: música brasileira
No dia 18 de janeiro, às 17h, o Trio de Vento apresentará um concerto com obras de grandes mestres da música brasileira, como Hermeto Pascoal, Pixinguinha, Duda Neves e Milton Nascimento. Formado em 2015, em Ubatuba (SP), o trio de flautas transversais é composto por Aurora Novello, Gisele Pilz e Nívia Martiny, que são acompanhadas por Adriano Magoo (piano), Raphaé Prado (violão) e Wanderley Alves (bateria). A apresentação contará com um show de abertura do violonista Raphaé Prado, com o espetáculo "Violão é Voz", trazendo clássicos do violão brasileiro.
O repertório do Trio de Vento inclui Ceci (Duda Neves), São Jorge (Hermeto Pascoal), Loro (Egberto Gismonti), Risco (Léa Freire e Joyce Moreno), Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), Bachianas Brasileiras No 5 - Ária (Heitor Villa-Lobos), Lamento Sertanejo (Dominguinhos), Baião (Luiz Gonzaga), Luz do Sol (Caetano Veloso) e Anos Dourados (Tom Jobim e Chico Buarque). Os shows contarão com audiodescrição realizada pela Ver com Palavras. São 100 vagas disponíveis, por ordem de chegada.
A apresentação integra o projeto “Tour Laboratório de Projetos Musicais”, por meio do edital de difusão cultural da Lei Paulo Gustavo, com idealização, produção executiva e produção de shows de Carol Garcez e apoio da Casa Museu Ema Klabin.
Caminhada pelo Jardim Europa: um bairro e suas memórias
Quantas memórias são guardadas em um bairro? A arquitetura das casas, os traçados das ruas, os moradores e as transformações ao longo do tempo contam histórias únicas de cada lugar. Para explorar essas memórias, o educativo da Casa Museu Ema Klabin promoverá, no dia 25 de janeiro, às 14h, uma caminhada pelo Jardim Europa, convidando o público a refletir sobre a história do bairro.
O Jardim Europa é um bairro que carrega em suas ruas a memória de Ema Klabin, cuja coleção está abrigada na Casa Museu Ema Klabin. Este passeio proporcionará uma imersão nas memórias presentes em cada esquina do bairro, oferecendo uma nova perspectiva sobre a história local e as transformações ocorridas ao longo dos anos. São 20 vagas disponíveis e as inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site da Casa Museu Ema Klabin.
Lançamento de catálogo e show de Martha Galdos
Também no dia 25 de janeiro, às 15h, a Casa Museu Ema Klabin celebrará o aniversário de 471 anos de São Paulo com o lançamento do catálogo da exposição América pré-colombiana: corpo e território e um show especial da cantora peruana Martha Galdos, intitulado "Voz, Natureza e Mito". Acompanhada por Jorge Bento na percussão e Aldair Navarro no violão, Martha Galdos apresentará ao público uma mistura de ritmos peruanos, andinos, mexicanos e afro-peruanos. São 100 vagas disponíveis, por ordem de chegada.
Visita à exposição e oficina de argila
Todos os domingos de janeiro, das 14h30 às 16h, o educativo da casa museu realiza visitas mediadas à exposição América pré-colombiana: corpo e território que serão seguidas de oficinas de argila. Nessas oficinas da série Experimentando o Museu, os participantes poderão criar seus próprios adornos cerâmicos, inspirados nas tradições dos povos pré-colombianos. A atividade visa refletir sobre a diversidade cultural e a riqueza histórica do continente americano e como os corpos são compreendidos nessas sociedades.
Em cartaz até 23 de fevereiro de 2025, a mostra apresenta mais de 90 peças arqueológicas de diversas civilizações pré-colombianas que habitaram as Américas por mais de 15 séculos. Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a exposição reúne peças da Coleção Ema Klabin, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes e de coleções particulares.
As visitas mediadas à exposição também são realizadas aos sábados, às 14h30, sem necessidade de inscrição e, com limitação de 20 vagas por ordem de chegada.
Oficinas para fazer em casa
Para quem estará em casa, o educativo preparou a programação Férias na casa museu, com vídeos no canal YouTube da Casa Museu Ema Klabin que trazem atividades para todas as idades. A programação inclui oficinas de xilogravura e gravura, de TAGs e tipografia e de mapas afetivos .
Além disso, vídeos recém-publicados no canal trazem registros de algumas atividades educativas realizadas em 2024 no programa Museu em família e dicas de como realizá-las em casa. São vídeos sobre jogos do mundo, com a Caravana Lúdica; colagem, com Leo Daruma; e poemas, com o coletivo Zebra5.
Serviço:
18/01, às 17h, concerto com o Trio de Vento, gratuito, 100 vagas por ordem de chegada.
25/01, às 14h, caminhada pelo Jardim Europa, gratuito, 20 vagas. Inscrição: https://emaklabin.
25/01, às 15h, lançamento de catálogo e show de Martha Galdos, gratuito, 100 vagas por ordem de chegada
12, 19 e 26/01 (domingos), das 14h30 às 16h, Experimentando o museu - Fabricando o corpo: visita mediada à exposição América pré-colombiana: corpo e território seguidas de oficinas em argila, gratuito, 20 vagas/dia. Inscrição: https://emaklabin.org.br
11, 18 e 25/01 (sábados), das 14h30 às 16h30, De Olho na coleção - Visita mediada à exposição América pré-colombiana: corpo e território, gratuito, 20 vagas por ordem de chegada
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.
Acesse nosso site e redes sociais
Site: https://emaklabin.org.br
Instagram: @emaklabin
Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.
ema-klabin
Linkedin: https://www.linkedin.com/
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?
Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?