Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Prêmio Jabuti: Hubert Alquéres é o curador da 65ª edição

Hubert Alquéres é o novo curador do Prêmio Jabuti. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos

Cartão de Visita|Do R7

Crédito da foto: Jailton Leal

Hubert Alquéres é o novo curador do Prêmio Jabuti. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, tem uma história antiga com o mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na Câmara Brasileira do Livro (CBL).

“Recebo esse convite como uma grande responsabilidade e uma honra, por tudo que o Jabuti representa. Poder contribuir, ainda mais de perto, com essa celebração à riqueza literária e cultural de nosso país é um privilégio”, comenta Hubert Alquéres.

O novo curador do Prêmio Jabuti iniciou sua carreira na área acadêmica como professor na Escola Politécnica da USP e no Colégio Bandeirantes. Foi secretário estadual e secretário executivo na Secretaria de Educação, além de ter presidido por quatro vezes o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do qual é membro desde 1998.

Publicidade

Atua como vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro há 12 anos. Nesse período, participou da organização de Bienais do Livro e de feiras nacionais e internacionais. Também foi um dos curadores da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2010. No mesmo ano, recebeu a homenagem de Amigo do Livro, por sua contribuição ao livro e à leitura.

“Hubert Alquéres construiu uma carreira brilhante, a qual muito admiramos, nas áreas da Cultura e Educação. Temos muito orgulho e respeito por toda sua dedicação e seu entusiasmo às causas de nosso setor. Sem dúvida, a escolha de seu nome trará ainda mais grandeza ao Jabuti”, avalia a presidente da CBL, Sevani Matos.

Publicidade

Alquéres foi ainda presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, de 2003 a 2011. Em seu trabalho como editor na Imprensa Oficial e na Edições de Janeiro, da qual é sócio, recebeu 27 vezes o Prêmio Jabuti com autores renomados como Ferreira Gullar e Antonio Candido.

Preside a Academia Paulista de Educação e o Conselho de Administração do Museu AfroBrasil - Emanoel Araujo e é membro da Associação Amigos da Biblioteca Mário de Andrade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.