Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Acidente com Alec Baldwin: como funciona uma arma cenográfica?

É comum serem usadas balas de festim, que são, na verdade, uma munição sem a parte responsável por ferir

Cinema|Do R7, com Agência Estado


O ator Alec Baldwin disparou uma arma cenográfica e matou uma mulher
O ator Alec Baldwin disparou uma arma cenográfica e matou uma mulher

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu na quinta-feira (21), durante as gravações do filme Rust, no Novo México, Estados Unidos, após ser atingida por um tiro acidental disparado pelo ator americano Alec Baldwin, 63. A polícia investiga o caso. "Estamos tentando determinar que tipo de projétil foi usado na arma de fogo", afirmou o representante.

O mais comum em sets de filmagem é serem usadas balas de festim, que são, na verdade, uma munição sem a parte responsável por ferir, o projétil. Elas são muito utilizadas em treinamentos militares e na dramaturgia. A produtora de arte Joana Parente lembra que o "uso das armas cenográficas varia conforme a necessidade das cenas". Ela explica que, a depender do uso, "também existe a possibilidade de colocar em pós-produção o efeito de tiro, e não disparar nada".

Como funcionam uma bala?

Especialista mostra uma série de armas cenográficas usadas em Hollywood
Especialista mostra uma série de armas cenográficas usadas em Hollywood

Mas, antes de entender como funcionam as armas, é necessário saber como funciona a munição. A bala, ou a munição, é formada por quatro partes: espoleta, cápsula, propelente e projétil.

Veja: Alec Baldwin fala pela 1ª vez sobre morte de diretora: 'Tristeza'

Publicidade

O mecanismo funciona da seguinte forma: a espoleta dá ignição para a queima do propelente, que pode ser pólvora. Ela é a responsável por gerar faísca e iniciar a queima. A cápsula isola a pólvora e impede a entrada ou saída de ar ou qualquer outra substância. O projétil mantém a cápsula lacrada até o momento do disparo, quando é impulsionado até o alvo.

A principal diferença das balas de festim é que elas não possuem o projétil. Ou seja, elas só fazem barulho e fumaça, pois há queima de pólvora. Por isso são muito utilizadas em produções de cinema e televisão.

Leia também

No entanto, elas não são exatamente inofensivas. Algumas armas usadas na dramaturgia podem ser falsas ou de pressão, mas comumente também são utilizadas peças verdadeiras, principalmente quando serão vistas em plano fechado. Em casos assim, especialistas são chamados ao set e ficam encarregados de cuidar para que tudo corra bem. É preciso que as armas estejam bem limpas, para evitar qualquer acidente. Além disso, é necessário que toda e qualquer arma em um set seja tratada como possivelmente carregada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.