Indicado ao Oscar, diretor brasileiro realiza sonho com o Corinthians
Adolpho Veloso viralizou ao agradecer a indicação ao prêmio com o lema do time
Cinema|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Adolpho Veloso, indicado ao Oscar 2026 de Melhor Fotografia por seu trabalho em Sonhos de Trem, visitou o CT Joaquim Grava, onde treina o Corinthians em São Paulo. No local, o diretor, um torcedor declarado, conheceu jogadores e o técnico Dorival Júnior.
A visita, considerada um sonho pelo diretor, acontece após Veloso viralizar na internet ao agradecer a indicação ao principal prêmio da indústria cinematográfica com o lema “Vai, Corinthians”.
O paulista, de 37 anos, é o primeiro brasileiro da história a disputar a categoria e o fará ao lado de outros nomes de peso: Claudio Miranda (F1), Dan Laustsen (Frankestein), Łukasz Żal (Hamnet), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores).
LEIA MAIS
Imagens divulgadas pelo Corinthians nas redes sociais mostram o diretor tirando fotos com os atacantes Depay e Yuri Alberto, o meia Breno Bidon e Dorival Júnior.
Com Memphis, ele comentou um pouco sobre o processo de filmagem de Sonhos de Trem, que retrata a vida de um lenhador americano após uma tragédia familiar. “Nós filmamos em 29 dias. Mas com toda a produção foram quatro meses [para terminar]. E depois teve toda a pós-produção. Demora um pouco”, disse.
Antes de terminar a visita, Veloso foi presenteado com uma camisa personalizada com o seu nome. O Corinthians o desejou “boa sorte” na disputa pelo Oscar.
Quem é Adolpho Veloso?
O diretor de fotografia vive em Lisboa atualmente. A carreira teve início ainda no Brasil, período em que assinou filmes como Rodantes(2011), Mosquito(2020) e El Perfecto David (2021).
Em 2022, se envolveu em produções internacionais, como Becoming Elizabeth (2022) e American Cancer Story (2024).
Para 2027 está previsto o próximo trabalho de Veloso. O suspense, intitulado Remain, é dirigido por M. Night Shyamalan, de O Sexto Sentido.
Fora do cinema, o paulista participou da produção de videoclipes, como Ameianoite, de Pabllo Vittar e Gloria Groove, e Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer, do rapper bK.
‘O Agente Secreto’ está entre as indicações do Oscar 2026
A lista de indicações ao Oscar 2026 também traz O Agente Secreto na disputa. O longo, dirigido por Kleber Mendonça Filho, concorrerá em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Elenco, Melhor Filme Internacional e a de Melhor Ator, para Wagner Moura.
Este é o segundo ano consecutivo em que o Brasil concorre em alguma categoria ao Oscar. No ano passado, Ainda Estou Aqui disputou como Melhor Filme, Melhor Atriz (com Fernanda Torres), e Melhor Filme Internacional — categoria que venceu.
A cerimônia de entrega das estatuetas será realizada no Teatro Dolby, localizado no coração de Hollywood, em Los Angeles, nos Estados Unidos no dia 15 de março.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp









