Oscar 2021: onde assistir aos filmes vencedores da festa do cinema
'Nomadland', que levou o prêmio na categoria de Melhor Filme, foi o maior destaque na tradicional noite da indústria cinematográfica
Cinema|Do R7
Nomadland, a história de norte-americanos que moram em vans, recebeu o Oscar 2021 de Melhor Filme e mais dois prêmios em uma noite de triunfos para as mulheres, que também testemunhou a volta do glamour de Hollywood após período de confinamento por conta da pandemia de covid-19.
O distanciamento social forçou uma reformulação da tradicional cerimônia, que foi transferida para a estação Union Station, no centro de Los Angeles, nos Estados Unidos. Os indicados em cada categoria e os acompanhantes, por exemplo, percorreram o famoso tapete vermelho depois de se submeterem a exames e protocolos de quarentena, a maioria sem máscaras.
Mesmo diante de todas as restrições impostas pela crise sanitária, a indústria cinematográfica se reinventou e, em alguns casos, as produções já foram disponibilizadas diretamente em algumas plataformas digitais. No entanto, seja nas telonas ou no sofá de casa, é possível conferir os filmes vencededores da festa do cinema. Confira a lista preparada pela reportagem do Portal R7.
'Meu Pai' ('The Father')
Anthony Hopkins venceu na categoria de Melhor Ator. No longa, o astro e a atriz Olivia Colman se juntaram parar contar uma complexa história sobre demência. Escrito e dirigido por Florian Zeller, o filme, que fala sobre família, amor e perdas coloca os atores nos papéis de pai e filha, levando o público para dentro da mente de alguém lidando com a demência.
"Eu nunca vi nada escrito a partir daquele ponto de vista antes", revelou Colman, em entrevista recente à Reuters. "Mas ficar tão confusa quanto e estar com ele nessa confusão, e, de repente, entender que, 'Oh! é daquele jeito que ele está se sentindo.' Foi brilhante".
Onde assistir: A produção está disponível apenas pena internet, em plataformas digitais como YouTube, Now, Apple TV e Google Play.
'Nomadland'
Nomadland levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção (para Chloe Zhao) e Melhor Atriz Frances Mcdormand).
A produção acompanha norte-americanos que sofreram com a Grande Recessão da década passada e foram deixados à margem da sociedade, vivendo em trailers entre estados, como Dakota do Sul e Nebraska. O longa é um dos favoritos ao Oscar 2021.
Veja também: Chloé Zhao ganha melhor direção por Nomadland
O filme é estrelado por McDormand, de 63 anos, que vive uma viúva que, na esteira da recessão econômica dos Estados Unidos, transforma a van em uma casa móvel e sai pela estrada.
Onde assistir: Ainda não está disponível em plataformas de streaming. A estreia nos cinemas está programada para o dia 29 de abril. No entanto, é necessário ficar atento quanto as normas de isolamento social em cada região. Para mais informações, consulte as autoridades de saúde do local em que você mora.
Animação 'Soul'
O longa-metragem Soul ganhou o Oscar 2021 de Melhor Filme de Animação. A produção em 3D do gênero comédia foi produzido pela Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios dirigido por Peter Docter.
O filme mostra a uma jornada pelas ruas da cidade de Nova York e aos reinos cósmicos para descobrir respostas às perguntas mais importantes da vida.
Onde assistir: Plataforma Disney+.
'Minari - Em Busca da Felicidade'
A atriz sul-coreana Yuh-Jung Youn levou para casa o Oscar 2021 de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no filme Minari - Em Busca da Felicidade. Ela é a primeira atriz da Coreia do Sul a ganhar o Oscar.
Minari mostra a história de um menino coreano-americano de apenas 7 anos, que precisa se adaptar a um novo ambiente quando a família se muda para uma zona rural de Arkansas, nos Estados Unidos.
O pequeno, no entanto, começa a se adaptar apenas com a chegada da avó. Tudo acontece em meio a uma fazenda em um solo ainda inexplorado. Com isso, o pai o menino vê a vida financeira, o casamento a própria família em crise.
Onde assistir: O filme pode ser visto nos cinemas. No entanto, é necessário ficar atento quanto as normas de isolamento social em cada região. Para mais informações, consulte as autoridades de saúde do local em que você mora.
'Judas e o Messias Negro' ('Judas and the Black Messiah')
Daniel Kaluuya ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação como Fred Hampton. A produção aborda a história de ascensão e queda de um ativista dos direitos negros e líder do partido dos Panteras Negras.
No entanto, ele acaba despertando a atenção do FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) e, com a ajuda de William O’Neal (LaKeith Stanfield), causa o assassinato de Hampton.
Onde assistir: O filme chegou a entrar em cartaz no Brasil. No entanto, diante das incertezas provocadas pela pandemia de covid-19, em algumas regiões a produção permanece fora de exibição por conta das medidas de isolamento social. Para mais informações, consulte as autoridades de saúde do local em que você mora.
'Bela Vingança' ('Promising Young Woman')
A produção, que vinha sendo elogiada pela criatividade da história, venceu na categoria de Melhor Roteiro Original. O filme mostra Cassie, interpretado por Carey Mulligan, como uma mulher com muitos traumas do passado.
A protagonista frequenta bares ao longo de todas as noites e finge estar bêbada. No entanto, quando homens ma-intencionados se aproximam dela, a jovem entra em ação e coloca em prática um plano de vingança contra todos eles.
Onde assistir: O longa permanece inédito no Brasil. A expectativa da Universal Pictures é que a estreia aconteça no dia 13 de maio. No eñtanto, tudo ainda depende da evolução das ações de combate à pandemia de covid-19.
" gallery_id="6086a01743527f9762000278" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/cinema/oscar-2021-onde-assistir-aos-filmes-vencedores-da-festa-do-cinema-01042023"]