Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

BBB16: Globo é intimada pelo MPF a prestar esclarecimentos por esponja considerada racista

Emissora manifestou-se dizendo que não tem intenção de tirar o objeto do programa

Famosos e TV|Do R7


A imagem do boneco colocado na cozinha do BBB16
A imagem do boneco colocado na cozinha do BBB16

A Rede Globo de Televisão terá que se explicar por conta da tal esponja em formato de homem negro com cabelo black power colocada na 16ª edição do Big Brother Brasil. O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro intimou a emissora a prestar esclarecimentos sobre o caso.

O R7 recebeu o comunicado oficial que investiga uma suposta prática de decriminação racional exibida pelo reality show. Em nota, o MPF diz que a Seção de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal recebeu diversas reclamações "sob a alegação de que o objeto reforça um estigma de comparação entre o cabelo crespo e uma esponja de aço e contribui para denegrir a imagem do negro no país". 

Diante do fato, a Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadãos do Rio de Janeiro instaurou um procedimento para apurar se houve ou não a prática de racismo por parte da Rede Globo. 

Procurada pelo R7, a Globo confirma o recebimento da intimação.

Publicidade

— Recebemos, sim, e esclarecemos que a esponja citada, representando um dançarino disco dos anos 1970, faz parte de uma coleção que retrata ícones de gerações e culturas diversas, como uma moça descolada dos anos 60, um soldado da guarda inglesa e até a rainha Elizabeth. Estes outros modelos estão sendo colocados na casa conforme as necessidades de uso e já podem ser vistos no ar.

Leia a íntegra do comunicado:

Publicidade

MPF investiga prática de discriminação racial pelo reality show BBB

Programa da Globo usou boneco de estética negra como esponja de lavar louças

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro instaurou procedimento preparatório para apurar possível prática de discriminação racial pela Rede Globo de Televisão devido à utilização de um boneco de estética negra como esponja de lavar louças no Programa Big Brother Brasil 16. Diversas representações contra a empresa foram recebidas na Seção de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) sob a alegação de que o objeto reforça um estigma de comparação entre o cabelo crespo e uma esponja de aço e contribui para denegrir a imagem do negro no país.

Diante da forte repercussão popular contra o utensílio, a Rede Globo de Televisão manifestou-se publicamente afirmando que não tem a intenção de retirá-lo. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro enviou ofício à empresa, intimando-a a prestar esclarecimentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.