Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Câmera Record' revela golpe para compra de carro 0km com desconto

Esquema, que usa habilitação para deficiente, já tirou bilhões dos cofres públicos e envolve autoescolas, médicos e profissionais do Detran 

Famosos e TV|Do R7

[embed id="5e34a0cbc012ad4013000509" author="Record%20TV" dimensions="460x305" crop="" description="Programa%20vai%20ao%20ar%20nas%20noites%20de%20domingo" title="Programa%20vai%20ao%20ar%20nas%20noites%20de%20domingo" url="https://img.r7.com/images/audiencia-programas-camera-record-16122019150939182" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="_self" size_amp="460x305" device_type="mobile+desktop"]

Neste domingo (2) o Câmera Recordmostra o passo a passo de um golpe que desfalca os cofres públicos e prejudica milhares de pessoas com deficiência.

O programa revela como pessoas que não têm nenhum problema físico compram o direito à habilitação especial. Com este documento, é possível ganhar desconto de 35% no carro zero e isenção do IPVA.

Em 15 anos, 210 mil pessoas conseguiram o benefício. A fraude envolve autoescolas, médicos credenciados e peritos do Detran.

Para provar o esquema, a repórter do programa fez um teste. Ela passou por três médicos e, mesmo sem qualquer problema de saúde e ainda errando a baliza na prova final da autoescola, conseguiu tirar a habilitação para pessoa com deficiência.

Publicidade

De 2014 para cá, a Receita Federal calcula que o governo deixou de arrecadar R$ 3,2 bilhões com as isenções dadas a motoristas portadores de deficiência. A estimativa é que mais de R$ 2 bilhões tenham sido concedidos a pessoas que, na verdade, não tinham nenhum tipo de problema.

Quem mais sofre com o golpe e o desvio bilionário são aqueles que tiveram de entrar na justiça para conseguir o direito à habilitação especial, o que é garantido a elas por lei. Como Roseany, que recorda: "Me acidentei enquanto andava de skate, rompi dois ligamentos, quebrei a tíbia e o meu menisco saiu do lugar. Eu quase tive de amputar a perna". Após contratar uma empresa especializada em auxiliar pessoas com deficiência, ela conseguiu o benefício.

Publicidade

Mas o que os envolvidos na fraude no Detran têm a dizer?

E mais: ruas, vias públicas e estacionamentos lotados. Hoje, nas grandes metrópoles, quase não há espaço para deixar o carro. Só que tem muita gente que coloca o veículo em vaga especial, como você vai ver nos flagrantes registrados pelas lentes do programa.

O Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar domingo, às 23h15.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.