Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carnaval 2022: veja ordem das escolas na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio

Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, Viradouro, São Clemente e Beija-Flor desfilam na avenida da Marquês de Sapucaí

Famosos e TV|Do R7, com Agência Brasil

Imperatriz Leopoldinense é a primeira escola a entrar na avenida nesta sexta-feira (22)
Imperatriz Leopoldinense é a primeira escola a entrar na avenida nesta sexta-feira (22) Imperatriz Leopoldinense é a primeira escola a entrar na avenida nesta sexta-feira (22)

A Imperatriz Leopoldinense abre a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (22), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Outras cinco escolas também vão se apresentar na avenida

22h – Imperatriz Leopoldinense 

A Imperatriz Leopoldinense será a primeira a se apresentar, com o enredo Meninos, eu vivi… Onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine, uma homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues, que, se estivesse vivo, completaria 91 anos em 2022.

Foi ele quem assinou o enredo  O teu cabelo não nega, campeão em 1981, e reeditado pela escola em 2020 como Só dá Lalá, quando novamente a agremiação levou o título de campeã, dessa vez, da Série A.

Publicidade

23h15 – Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira será a escola seguinte. A verde e rosa prestará homenagem a três grandes nomes de sua história: o compositor e fundador, que inclusive escolheu as cores da agremiação, Cartola; o intérprete de voz inconfundível Jamelão; e o mestre-sala Delegado.

Publicidade

Intitulado Agenor, José e Laurindo, nomes de batismo dos pilares da Mangueira, o enredo do carnavalesco Leandro Vieira busca valorizar os saberes e artistas populares da comunidade por meio de seu ícones.

0h30 – Salgueiro

Publicidade

Terceira da noite, a Acadêmicos do Salgueiro seguirá na abordagem de temas da negritude. Com o enredo Resistência, desenvolvido por Helena Theodoro, mestre em educação, doutora em Filosofia, pós-doutora em História Comparada e pesquisadora da cultura afro-brasileira, e pelo carnavalesco Alex de Souza, a escola vai mostrar como o povo negro lutou para preservar sua cultura. A vermelho e branco também vai abordar a abolição da escravidão.

A proposta é demonstrar que os negros, apesar de libertos, ficaram à mingua: sem moradia e emprego, enfrentando problemas que persistem até os dias de hoje.

1h45 – São Clemente

A São Clemente, quarta escola a desfilar, vai defender o enredo Minha vida é uma peça!, em homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo, morto em maio do ano passado, vítima de Covid-19.

Assinada pelo carnavalesco Tiago Martins, a história narrada em formato de samba faz alusão a um dos maiores sucessos do ator, Minha Mãe É uma Peça, que do teatro foi para os cinemas e fez de Dona Hermínia a mãe mais famosa da dramaturgia dos novos tempos. 

3h – Viradouro

Penúltima a desfilar, a campeã Unidos do Viradouro levará para a avenida o enredo Não há tristeza que possa suportar tanta alegria.

Com assinatura dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, a vermelho e branco de Niterói contará como foi o Carnaval de 1919, quando os foliões foram às ruas para comemorar o fim da pandemia de gripe espanhola, até agora a pior a que o mundo tinha assistido. E aquele acabou sendo considerado o maior Carnaval do século 20.

A linha mestra é um paralelo do sentimento dos cariocas naquele ano e agora, com a esperança de, finalmente, comemorar o fim da pandemia de Covid-19.

4h15 – Beija-Flor

E, encerrando o primeiro dia de desfiles da elite do Carnaval, a Beija-Flor de Nilópolis fará uma abordagem antirracista e de exaltação aos negros e à sua própria comunidade, com o enredo Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor.

A "deusa da passarela" vai levantar a bandeira da igualdade. O jornalista João Gustavo Melo, autor da sinopse do enredo, levou em conta referências de obras de personalidades negras, como o jornalista e sociólogo Muniz Sodré, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, a jornalista e economista Flávia Oliveira e o cantor e compositor Emicida. O carnavalesco Alexandre Louzada assina o enredo.

Apuração

Grande vencedora do Carnaval carioca será conhecida na Praça da Apoteose
Grande vencedora do Carnaval carioca será conhecida na Praça da Apoteose Grande vencedora do Carnaval carioca será conhecida na Praça da Apoteose

A grande vencedora do Carnaval carioca será conhecida após a apuração das notas na terça-feira (26), a partir das 16h, na Praça da Apoteose. Já as justificativas dos jurados serão disponibilizadas para consulta antes do Desfile das Campeãs, na noite do sábado (30), que tradicionalmente encerra a folia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.