Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cartunista Paulo Caruso morre neste sábado, aos 73 anos, em São Paulo

Hospital Nove de Julho confirmou a morte, mas não vai dar mais informações em respeito à privacidade do paciente e familiares

Famosos e TV|Sophia Camargo, do R7

Paulo Caruso desenha no programa 'Roda Viva', da TV Cultura, em imagem de março de 2009
Paulo Caruso desenha no programa 'Roda Viva', da TV Cultura, em imagem de março de 2009 Paulo Caruso desenha no programa 'Roda Viva', da TV Cultura, em imagem de março de 2009

O caricaturista, ilustrador, chargista e músico Paulo José Hespanha Caruso, mais conhecido como Paulo Caruso, morreu na manhã deste sábado (4), aos 73 anos, no Hospital Nove de Julho, na região central de São Paulo.

Em nota enviada pelo Hospital Nove de Julho às 10h18 da manhã de hoje, o hospital confirma que o cartunista Paulo Caruso estava internado na unidade e veio a falecer na manhã deste sábado, mas que, "em respeito à privacidade do paciente e seus familiares, não há mais detalhes a serem fornecidos".

Ainda não há informações sobre o local onde serão prestadas as últimas homenagens ao artista.

Paulo era irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso

Os gêmeos cartunistas Paulo e Chico Caruso
Os gêmeos cartunistas Paulo e Chico Caruso Os gêmeos cartunistas Paulo e Chico Caruso

Paulo Caruso é irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso.

Publicidade

Nascido em 6 de dezembro de 1949, Paulo Caruso cursou arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) no início dos anos 1970, mas não exerceu a profissão.

Segundo informações do site do artista, no fim dos anos 1970, Paulo Caruso colaborou em O Pasquim ao lado de nomes consagrados, como os cartunistas Jaguar (1932), Millôr Fernandes (1923-2012), Ziraldo (1932) e Henfil (1944-1988).

Publicidade

Também atuou em várias publicações especializadas em humor e quadrinhos, como Chiclete com Banana, Geraldão e Pasquim 21, reedição recente do jornal, fechado no início da década de 1990. Também se dedicou à produção de espetáculos musicais e teatrais.

Em 1985, no Salão de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, uniu a paixão pela música ao amor pelos cartuns e montou uma banda só com cartunistas.

Publicidade

Trabalhos atuais

Atualmente publicava charges na revista Época e no programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura. Tinha também um trabalho com histórias em quadrinhos e tocava na banda Conjunto Nacional.

Ao longo da carreira, trabalhou para as principais revistas de São Paulo, entre elas Veja, IstoÉ e Senhor, e para os jornais Diário Popular e Folha de S.Paulo.

Em 2004, lançou o livro São Paulo por Paulo Caruso — Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade, em homenagem aos 450 anos da metrópole, no qual tratava do cotidiano paulistano, caricaturando tipos humanos e representando edifícios e vistas panorâmicas da cidade.

O artista recebeu vários prêmios, entre eles o de melhor desenhista, pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), em 1994.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.