Comercial de companhia aérea gringa com Juliana Paes vira motivo de chacota
A empresa fez um vídeo com uma série de equívocos para anunciar a nova rota entre Londres e São Paulo
Famosos e TV|Do R7
O anúncio de uma nova rota entre Londres e São Paulo pela companhia aérea Virgin Atlantic virou motivo de piada nas redes sociais pelo excesso de estereótipos e erros crassos.
O vídeo, de 30 segundos, é estrelado pela atriz Juliana Paes, que aparece inicialmente vestida de aeromoça e, depois, sambando com uma fantasia de Carnaval, enquanto uma uma locutora simula as instruções de segurança do voo.
"Bem-vindos a bordo do primeiro voo da Virgin Atlantic para São Paulo. Por favor, sente-se e ouça o samba. Tire suas asas de baixo de seu assento. Há maracás e lantejoulas para chamar atenção", diz.
As lantejoulas até foram perdoadas pelo público, mas os maracás e a música de fundo, não. Esse instrumento musical é uma espécie de chocalho, típico de danças tradicionais latino-americanas.
"Olá, Virgin. Brasileiro morando no Reino Unido aqui. Esta não é uma grande representação do Brasil. Embora tenhamos samba, o que está tocando no vídeo não é isso. Também não usamos maracás aqui. Da próxima vez, envie-me um e-mail ou uma DM, e posso ajudá-lo a resolver isso", escreveu um homem.
O maracá até faz parte da cultura brasileira, sendo um dos instrumentos indígenas mais conhecidos, mas não é usado no contexto do vídeo, de "samba" e Carnaval.
"Que vídeo constrangedor. Muitos equívocos e estereótipos sobre o Brasil. Sem contar aquelas maracás que nada tem a ver com Carnaval e samba", lamentou outro usuário do Twitter.
A publicação ainda diz: "Estamos muito animados para voar para São Paulo, Brasil. Lar do samba, caipirinhas, praias, belezas naturais e uma rica história arquitetônica".
Definitivamente, foi a gota d'água para os internautas.
"Em SP não tem praia não hahahaha. Beleza natural também é no Rio, aqui temos selva de pedra só", comentou um brasileiro. "Tudo o que vocês anunciaram se refere ao Rio, não a São Paulo", emendou outro.
A presença de Juliana Paes na peça também gerou repercussão. "Ou foi dívida de jogo ou ganhou muito dinheiro para Juliana Paes fazer esse comercial tão ridículo e estereotipado, além de errado culturalmente", disse um internauta.
A Virgin Atlantic é uma companhia aérea que faz parte do Virgin Group, do bilionário excêntrico Richard Branson.