Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Daniela Escobar é detonada após declaração sobre enfermeiras: 'Elas vão pra catar médico'

A atriz disse que as profissionais de saúde se arrumam em excesso para trabalhar, tanto no Brasil quanto nos EUA

Famosos e TV|Do R7

Daniela foi criticada por declaração polêmica
Daniela foi criticada por declaração polêmica Daniela foi criticada por declaração polêmica

Daniela Escobar foi detonada nas redes sociais após ter dado uma declaração polêmica sobre enfermeiras durante sua participação em um podcast. A atriz afirmou que as profissionais de saúde do Brasil e também dos Estados Unidos se arrumam demais para trabalhar, com o intuito de "catar médicos" nos hospitais.

"Sabe uma coisa que me chama muito a atenção? Tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu fiz a cirurgia, quanto em Los Angeles, as enfermeiras estavam de unhas compridas vermelhas, batom vermelho, cílios postiços... Parecia que estavam saindo da festa e indo trabalhar", afirmou Daniela em entrevista ao Papagaio Falante.

"Se bota isso numa novela, não vão dizer que é ridículo? Que não existe, que o diretor de arte é um imbecil? É assim a vida real, tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Eu, ali, passando por aquela situação toda, [pensando]: 'Gente, de onde que essa mulher saiu, toda maquiada?'. Elas vão lá para catar médico. Para casar", completou.

A fala repercutiu mal entre os internautas, e a artista foi alvo de críticas. "Agora quer dizer que por trabalhar num hospital não posso me arrumar???", postou uma pessoa. "Tem que ser muito sem-noção mesmo", alfinetou outra. "Quantas enfermeiras morreram tentando salvar vidas na pandemia? Simplesmente lamentável o comentário desta senhora", escreveu mais uma.

Publicidade

 Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Em nota, o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de São Paulo exigiu que Daniela se retrate pela declaração. "A atriz ofende trabalhadoras que dedicam suas vidas a cuidar do próximo e, também, ofende todas as mulheres. A enfermagem é uma ciência e profissão que exige técnica, conhecimentos científicos e pautada por um código de ética e que, portanto, não deve ser reduzida a ilações sem qualquer base ou fundamento", disse a instituição no comunicado.

Leia na íntegra:

Publicidade

O Coren-SP manifesta profunda indignação com a fala da atriz Daniela Escobar no podcast "Papagaio Falante", do apresentador Sérgio Malandro. Na ocasião, os participantes iniciam um diálogo sobre "fantasia de enfermeira", com conotação erótica, abordagem que já representa um grande desrespeito em relação à categoria; e em seguida a atriz fez comentários extremamente pejorativos sobre comportamentos e características que não representam as profissionais de enfermagem.

Além de adotar uma postura machista, que reforça estereótipos preconceituosos, a atriz ofende trabalhadoras que dedicam suas vidas a cuidar do próximo e, também, ofende todas as mulheres. A enfermagem é uma ciência e profissão que exige técnica, conhecimentos científicos e pautada por um código de ética e que, portanto, não deve ser reduzida a ilações sem qualquer base ou fundamento.

O Coren-SP reitera a importância da enfermagem na saúde brasileira. A categoria é composta por 80% de mulheres, que lidam com sucessivas jornadas de trabalho, para além da rotina profissional, e merecem respeito e compaixão por parte da sociedade, e sororidade de outras mulheres.

O Conselho exige a imediata retratação de Daniela Escobar pela infeliz declaração e, também, dos apresentadores do podcast por abordarem um assunto como a erotização da enfermagem, que desconstrói todos os esforços dessas profissionais na busca por valorização e reconhecimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.