Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A luta de Faustão e MC Marcinho para conseguir transplante de coração

Tanto o apresentador como o funkeiro estão internados com quadro de insuficiência cardíaca; fila para cirurgia tem 386 nomes

Famosos e TV|Do R7

MC Marcinho e Faustão em um programa de TV
MC Marcinho e Faustão em um programa de TV MC Marcinho e Faustão em um programa de TV

Dois famosos aparecem entre os 386 nomes que compõem a longa lista de espera para o transplante de coração, que é gerida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). São eles o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, e o cantor MC Marcinho, 45. O funkeiro — que luta contra uma doença cardíaca — permanece internado desde junho no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro.

No mês seguinte, ele recebeu um coração artificial, conhecido também como DAV (dispositivo de assistência ventricular), indicado para pacientes com insuficiência cardíaca grave. Desde então, Marcinho está à espera de um coração novo.

"O estado de saúde [dele] é estável, mas grave. Ele permanece na fila de espera por um coração novo", disse Vanessa Bicalho, assessora do funkeiro, em contato com o R7. O cantor continua respirando com a ajuda de aparelhos.

Já Faustão deu entrada no Hospital Albert Einstein no começo deste mês, com um quadro de insuficiência cardíaca. A condição se caracteriza pela perda da capacidade de bombeamento de sangue do órgão para outras partes do corpo.

Publicidade

Na noite de domingo (20), um novo boletim médico informou que o apresentador foi incluído na fila de transplante de coração.

"Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração", diz trecho do boletim.

Publicidade

Tanto Faustão quanto MC Marcinho estão internados com quadro de insuficiência cardíaca, que é a condição que se caracteriza pela perda da capacidade de bombeamento de sangue do órgão para outras partes do corpo. Os sintomas mais comuns são falta de ar, cansaço, acúmulo de líquidos (e consequente inchaço) nas pernas e falta de capacidade de realizar exercícios ou tarefas que exijam esforço físico.

·Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Critérios para transplantes

Segundo reportagem do R7 Saúde, o SNT (Sistema Nacional de Transplantes) funciona de maneira nacional. É ele que monitora as listas de estados e regiões, juntamente com outros órgãos de controle federais. Isso impossibilita a inserção de um indivíduo em mais de uma lista e garante que a ordem legal seja obedecida.

Há pessoas que podem ser priorizadas na lista, de acordo com critérios legais. Por exemplo, um paciente que tem falência renal (rim) e não apresenta mais condições de ser submetido a uma diálise, indivíduos com insuficiência hepática aguda grave (fígado) ou até mesmo em um caso em que haja necessidade de assistência circulatória (coração).

Pessoas transplantadas recentemente e que tiveram rejeição do órgão também são consideradas prioritárias.

Veja também: Mulher de Faustão abre álbum de viagem com os filhos a Paris

" gallery_id="62974405ca9084cda1000001" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/faustao-mc-marcinho-fila-espera-transplante-coracao-hospital-doacao-orgaos-luta-drama-22082023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.