Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

'Intolerável', diz presidente de Portugal após racismo contra filhos de Giovanna Ewbank

Marcelo Rebelo de Sousa disse que todo ato racista e xenófobo é condenável; ele falou que não existem 'portugueses puros'

Famosos e TV|Do R7

Presidente de Portugal se pronuncia após racismo sofrido por filhos de Gio Ewbank
Presidente de Portugal se pronuncia após racismo sofrido por filhos de Gio Ewbank Presidente de Portugal se pronuncia após racismo sofrido por filhos de Gio Ewbank

Após o episódio de racismo sofrido em Portugal por Titi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, o presidente do país publicou uma nota no site oficial do governo português, nesta segunda-feira (1º).

Na nota, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse que todo ato de racismo ou xenofobia é intolerável. Ele também comentou que não se pode generalizar o comportamento da mulher racista com a sociedade portuguesa, "respeitadora dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana".

Além disso, ele afirmou que a sociedade portuguesa é diversa, com pessoas de várias origens, que vivem, trabalham e constituem famílias: "Não há 'portugueses puros', somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas".

"Somos todos transmigrantes, todos temos familiares e amigos que vivem ou viveram fora do quadro geográfico físico de um país; tal como tantos que aqui encontram uma melhor vida. E todos somos Portugal", completou.

Publicidade

Confira a nota na íntegra:

O Presidente da República sublinha, de novo, que qualquer comportamento racista ou xenófobo é condenável e intolerável, e deve ser devidamente punido, seja qual for a vítima.

Publicidade

Não vale a pena negar que há, infelizmente, setores racistas e xenófobos entre nós, mas não se pode, nem deve, generalizar, pois o comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. O mesmo se dirá, especificamente, quanto às comunidades dos países irmãos de língua portuguesa, que têm vindo a aumentar a sua presença entre nós e são motivo de gratidão e de orgulho para Portugal.

A sociedade portuguesa é constituída por pessoas das mais variadas origens, que aqui chegaram há poucos ou há muitos anos, alguns há séculos, aqui vivem, trabalham, constituem as suas famílias: não há “portugueses puros”, somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas.

Somos todos transmigrantes, todos temos familiares e amigos que vivem ou viveram fora do quadro geográfico físico de um país; tal como tantos que aqui encontram uma melhor vida. E todos somos Portugal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.