Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Léa Garcia morre aos 90 anos em Gramado, no Rio Grande do Sul

A artista estava na cidade gaúcha para participar do Festival de Cinema de Gramado, em que seria homenageada

Famosos e TV|Do R7

Léa Garcia morreu, aos 90 anos
Léa Garcia morreu, aos 90 anos Léa Garcia morreu, aos 90 anos

A atriz Léa Garcia morreu na manhã desta terça-feira (15), aos 90 anos, em Gramado, no Rio Grande do Sul. A artista estava na cidade para participar do Festival de Cinema de Gramado, em que seria homenageada. A informação da morte foi confirmada pelos familiares de Léa nas redes sociais.

"É com pesar que nós, familiares, informamos o falecimento agora na cidade de Gramado no @festivaldecinemadegramado da nossa amada Léa Garcia", informou a família.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Léa foi vista andando sorridente pelo festival, que começou no sábado (12). Ela seria homenageada na noite desta terça-feira (15) ao lado de Laura Cardoso, com o Troféu Oscarito. 

As causas da morte não foram reveladas. Também ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Publicidade

Veja a publicação:

Léa Garcia nasceu em 11 de março de 1933. A artista iniciou a carreira no Teatro Experimental do Negro (TEM), companhia fundada por Abdias do Nascimento, artista e ativista dos direitos civis da população negra.

Publicidade

A artista contabilizava mais de 100 produções no currículo, incluindo cinema, teatro e televisão. Ela foi a única atriz brasileira que trabalhou em um filme que recebeu um Oscar, o longa Orfeu Negro, de 1959, que venceu a categoria de Melhor Filme Estrangeiro na premiação.

Ela também participou do espetáculo que deu origem ao filme, Orfeu da Conceição, de 1956, de Vinícius de Moraes, que estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com cenário de Oscar Niemeyer.

Publicidade

Lea sempre teve muito amor à profissão e se manteve em atividade ao longo da vida. No ano passado, ela estreou o filme O Pai da Rita. Além disso, ela consolidou uma carreira de papéis marcantes em produções como Selva de Pedra, Escrava Isaura, Xica da Silva e O Clone

Além da TV Globo, a atriz teve passagens pela extinta TV Manchete, atuando em Xica da Silva, e pela Band, participando de O Campeão, ambas em 1996.

Rita Lee, Tony Bennett e Gloria Maria: veja famosos que morreram em 2023

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.