Famosos e TV 'Me sinto uma velha para frente', diz Neusa Borges, aos 81 anos

'Me sinto uma velha para frente', diz Neusa Borges, aos 81 anos

Com 66 anos de carreira, a atriz disse ainda que não está preparada para a morte e que só vai se aposentar se ganhar na Mega-Sena

  • Famosos e TV | Gilvan Marques, do R7

Aos 81 anos e 66 de carreira, Neusa Borges não pensa em aposentadoria

Aos 81 anos e 66 de carreira, Neusa Borges não pensa em aposentadoria

Reprodução/Instagram/@neusaborgesoficial

A atriz Neusa Borges, com mais de 66 anos de carreira no currículo, revela ter uma personalidade forte durante a conversa de quase uma hora com a reportagem do R7. A catarinense — hoje uma quase baiana, moradora de Salvador — sente-se à vontade. Fala o que lhe vem à cabeça, sobre tudo e sobre todos. Com ela, não há meias palavras.

"Todo mundo [sente o preconceito devido à idade]. Não só eu. Aqui no Brasil velho é trapo. Quando chega a uma certa idade, você é encostada", afirma a veterana, de 81 anos, ao ser questionada sobre a dificuldade no mercado de trabalho para os idosos.

Apesar da crítica, Neusa deixa claro que 2023 foi diferente: um ano em que ela tem trabalhado bastante. Ganhou, inclusive, o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado (RS), pela atuação como Malvina, mãe do humorista Mussum (Ailton Graça), no longa Mussum, o Filmis.

"Foi a maior surpresa da minha vida. Eu não achava que fiz um trabalho para merecer esse prêmio", diz ela. "E trabalhar com o Ailton Graça... Ele tem como artista 90% do Mussum. Então, ficou uma coisa gostosa, sabe? Ele é a alma gêmea do Mussum", elogia Neusa, na sequência.

Neusa Borges e Ailton Graça já haviam trabalhado juntos em 2005, vivendo mãe e filho em uma novela, mas os dois se desentenderam nos bastidores, a ponto de a atriz ligar para a autora, Glória Perez, e reclamar. A mágoa, no entanto, parece ter ficado para trás. 

"Meu amor, eu não sou de raiva, de mágoa de ninguém. Eu sou uma pessoa positiva."

Neusa Borges e Ailton Graça são mãe e filho no filme sobre o humorista Mussum

Neusa Borges e Ailton Graça são mãe e filho no filme sobre o humorista Mussum

Desirre do Valle/Divulgação

Neusa Borges: 'Não estou preparada para a morte'

Durante a entrevista, Neusa também é questionada se a aposentadoria é uma possibilidade que passa pela cabeça dela. Ao responder, a atriz surpreende com o bom humor.

"Só se eu ganhar na Mega-Sena, ou se eu arranjar o décimo casamento com algum empresário muito rico", brinca ela, que garante ser namoradeira. "Eu me sinto uma velha para a frente, meu amor. Adoro beijar na boca, adoro sair, adoro festa e tudo o que você possa imaginar."

A conversa continua com todas as perguntas sendo respondidas naturalmente pela artista. Na sequência, ela mesma toma a iniciativa e entra no tema "morte".

"Eu não estou preparada, não estou preparada para a morte. Não estou preparada para nada dessas coisas. Então, eu quero que Deus me dê essa chance de continuar por mais alguns anos..."

'Artistas são arrogantes e prepotentes'

Com mais de 71 trabalhos — entre novelas e filmes — e experiência de sobra, Neusa afirma que não possui amigos artistas e que "quase 90% deles são arrogantes e prepotentes". 

"Eu posso dizer que quase 90% dos artistas no Brasil são assim; então, não tenho dúvida. Meu Deus do céu, é muito chato. Eu digo que não tenho amigos artistas. Os artistas para mim são meus colegas de trabalho, onde eu respeito e ponho o meu carinho", considera.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Mas não só a classe artística... Neusa também faz questão de ressaltar a antipatia pelos chamados influenciadores nas redes sociais.

"Agora tem essa porcaria de influencer... Tudo agora é influencer. Arrumaram uma profissão de influenciador. Cada ano pinta uma coisa. Com certeza [eles estão tirando o emprego do artista]", ressalta.

"Qualquer influenciador vira ator ganhando milhões de coisas. Nossa Senhora! A gente trabalha 40, 50, 60 anos e não consegue ganhar o que eles ganham. É a exploração. Tudo é glamour, glamour, glamour", finaliza ela.

'Mussum, o Filmis': semelhanças entre Trapalhões do filme e da vida real impressiona

Últimas