Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre Hulda Bittencourt, diretora da companhia de balé Cisne Negro

A bailarina e coreógrafa estava com 87 anos e sofreu um acidente vascular cerebral no sábado (30)

Famosos e TV|Do R7

Hulda Bittencourt tinha 87 anos
Hulda Bittencourt tinha 87 anos Hulda Bittencourt tinha 87 anos

Morreu nesta segunda-feira (1º), aos 87 anos, Hulda Bittencourt, bailarina, coreógrafa e fundadora da Cisne Negro Companhia de Dança. A artista foi internada no sábado (30), no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, devido a um AVC (acidente vascular cerebral). A notícia foi confirmada pela companhia de dança em nota oficial.

"É com imenso pesar que a Cisne Negro Cia de Dança e o estúdio Cisne Negro comunicam o falecimento da fundadora e diretora artística, Hulda Bittencourt. Nossa querida fundadora nos deixou no início da tarde desta segunda-feira, 1 de novembro, após ser internada no sábado em decorrência de um AVC. A cultura brasileira perde uma de suas grandes apoiadoras, artista que sempre levou o orgulho de nossas raízes a cada lugar por onde passou, sempre com muita alegria e personalidade. Dona Hulda, como carinhosamente os bailarinos do elenco da companhia a chamavam, estava internada no Hospital Albert Einstein, unidade Morumbi", informou o comunicado.

Nas redes sociais, famosos como Sarah Oliveira lamentaram a morte da bailarina.

"Minha grande mestra se foi. Uma das mulheres mais importantes para o balé nacional. Elevou a nossa arte. Eu devo muito a ela. Dancei no Teatro Municipal por causa dela. Eu me formei pela Royal Academy of Dance por causa dela. Eu entendi o significado de ser uma bailarina por causa dela. Eu aprendi a ter postura na vida por causa dela. Agradeço aos meus pais, que me botaram no Cisne Negro aos 4 aninhos e me liberaram para 'voar' pra Londres, com dona Hulda, aos 15. Tô aqui chorando de tristeza mas de orgulho. Descanse em paz, mestra. A senhora fez muito pelo Brasil", escreveu a apresentadora Sarah Oliveira. 

Publicidade
Hulda Bittencourt na juventude
Hulda Bittencourt na juventude Hulda Bittencourt na juventude

Trajetória

Hulda Bittencourt nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo, em 28 de julho de 1934, e foi aluna de nomes como Maria Olenewa – russa e pioneira do balé clássico radicada no Brasil – e Vera Kumpera, de origem tcheca e referência na dança contemporânea. Especializou-se em vários métodos de ensino, entre eles o da Royal Academy of Dancing. Participou também de óperas, operetas e musicais, tendo trabalhado por muitos anos na Organização Victor Costa (TV). Entre seus inúmeros trabalhos coreográficos destaca-se O Quebra-Nozes, que recebeu em 1984 da APCA o prêmio de melhor espetáculo e melhor coreografia do ano.

Em 1958, fundou com seu marido, Edmundo Rodrigues Bittencourt, o Estúdio de Ballet Cisne Negro, escola que existe até hoje e que foi, na época, um espaço pioneiro voltado à dança. Ministrava aulas a meninos em uma época em que homens que dançavam eram discriminados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.