Relembre as mortes de personalidades famosas que marcam o mês de julho
Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves estão na lista
Famosos e TV|Do R7

O ano de 2014 foi marcado por diversos momentos de luto. O mês de julho talvez tenha sido em maior volume. Perdemos atrizes, escritores, cantoras e cantores e até membros da ABL (Academia Brasileira de Letras).
Manoelita Lustosa
Manoelita Lustosa morreu no dia (1º) de julho, em Belo Horizonte, aos 72 anos. Foi uma dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras. De acordo com o colunista do R7 Miguel Arcanjo, a artista morreu em casa de insuficiência respiratória. Na ocasião, Bethânia Diniz Lustosa conversou com a coluna.
— A mamãe foi uma pessoa muito ativa na área cultural. Ela começou a carreira muito nova. Ela era muito competente no que fazia.
Segundo a filha, Manoelita era muito requisitada por jovens e experientes artistas.
— Vários artistas se espelhavam nela como exemplo de disciplina profissional. Ela era apaixonada pela arte e tinha um respeito enorme pelo trabalho que fazia. Ela amava ser atriz. Sempre foi muito dedicada. É uma perda enorme.
Osmar de Oliveira
Dez dias depois foi a vez do jornalista e médico Osmar de Oliveira se despedir de seus fãs e familiares. Ele morreu aos 71 anos. Osmar estava internado no Hospital AC Camargo, em São Paulo, onde estava internado após cirurgia para retirada de um tumor na próstata.
César de Oliveira, irmão do jornalista, que também é médico, contou à imprensa que a morte foi em decorrência de uma parada cardíaca.
Segundo o familiar, a parada cardíaca sofrida por Osmar aconteceu após uma complicação de uma hemorragia que aconteceu; a sonda que ele usava se prendeu e afetou a bexiga.
Vange Leonel
Conhecida pelo hit Calada Noite Preta, tema de abertura da novela Vamp, da Rede Globo, de 1991, Vange Leonel morreu no dia 14 de julho, vítima de câncer nos ovários, descobertos há 20 anos.
A cantora esteve internada no Hospital Santa Isabel, em São Paulo. Além de limitar pelas causas LGBT, Vange também escrevia sobre o tema para a Revista da Folha e a Carta Capital.
Vange tinha 51 anos. Ela vivia com a jornalista e compositora Cilmara Bedaque com quem ficou casada por 28 anos.
João Ubaldo Ribeiro
O sétimo ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL), João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada do dia 18. A informação foi confirmada pela Record Rio e pelo Fala Brasil.
João tinha 73 anos, morreu vítima de uma embolia pulmonar deixando quatro filhos — dois do casamento com Mônica Maria Roters e outros dois com Berenice de Carvalho Batella Ribeiro.
Seu primeiro romance, Setembro não Faz Sentido, foi escrito em 1963, mas foi com Sargento Getúlio que Ubaldo Ribeiro se consagrou, ganhando seu primeiro Prêmio Jabuti.
Já o livro o Segredo do Lagarto chegou a ser adaptado em uma minissérie da Rede Globo. João escreveu ainda, com co-autoria de Cacá Diegues, o roteiro do filme Deus é Brasileiro. A morte do autor foi bastante lamentada por famosos e admiradores nas redes sociais.
Rubem Alves
No dia seguinte, dia 19 de julho, a literatura seguiu o luto com a morte do escritor Rubem Alves, aos 80 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos, segundo o Centro Médico de Campinas.
Conforme o R7 já havia noticiado, o educador estava internado desde o dia 10 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital por apresentar insuficiência respiratória devido a uma pneumonia.
Antes da partida do escritor, Raquel, filha de Rubem, se manifestou no Facebook sobre o estado de saúde do pai.
— Não vou comentar sobre a minha dor e nem da minha família. Isso seria chover no molhado... Mas posso afirmar que prefiro converter a dor, de ver meu pai tão mal - em amor e gratidão por esse homem e esse pai maravilhoso. Seria injusto pensar nele com dor. Uma pessoa que só tem beleza nos olhos e amor no coração - o tempo todo - alma, pura alma... Quero sinceramente que acima de tudo as pessoas que o amam desejem o melhor para ele, independente do que isso represente. Acima de tudo o AMOR, a gratidão pelas palavras dele que serão eternas. Não há nada mais positivo e mais bonito que isso! E vamos com fé... Agradecemos muito o carinho e boas energias de todos vocês! Que as cores do crepúsculo mais belo preencham o coração de todos.
Ariano Suassuna
Passaram-se quatro dias quando a imprensa recebeu a triste notícia da morte de Ariano Suassuna. O escritor paraibano tinha 87 anos e teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. Em agosto de 2013, o escritor havia sido internado no mesmo hospital em razão de um infarto. Depois de seis dias, Suassuna recebeu alta. Na época, o boletim médico divulgado informou que o quadro de saúde do dramaturgo havia evoluído clinicamente e que ele deveria continuar recebendo tratamento em casa.
Em 1999, Ariano teve a obra O Auto da Compadecida adaptada pela telinha, pelas mãos de Guel Arraes. Até abril deste ano, Suassuna foi secretário da Assessoria Especial do então governador de Pernambuco.
Fausto Fanti
Tivemos baixa também no humorismo. No dia 30 de julho Fausto Fanti, do Hermes & Renato, foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo. Segundo informações da Polícia, o corpo do humorista foi encontrado no banheiro pelo amigo Adriano Silva, que interpreta o Joselito.
Fausto tinha um cinto no pescoço. No boletim de ocorrência, a morte foi inicialmente tratada como suicídio. Entre os personagens, Fanti fazia o palhaço Gozo, o padre Gato, o apresentador do Jornal Jornal, além do animador Claudio Ricardo.
Famosos lamentam morte de Fausto Fanti nas redes sociais