Shakira é citada em investigação por ter offshores em paraíso fiscal
Segundo os documentos confidenciais, a cantora aparece na lista com três empresas registradas nas Ilhas Virgens Britânicas
Famosos e TV|Do R7
A cantora Shakira teve o nome citado em documentos confidenciais, os chamados Pandora Papers, resultado de uma investigação jornalística sobre celebridades e políticos que têm offshores em paraísos fiscais.
Segundo o El País, a cantora aparece na lista com três empresas registradas nas Ilhas Virgens Britânicas: a Light Productions Limited, a Light Tours Limited e a Titania Management Inc.
Ainda de acordo com a publicação, os negócios foram abertos em abril de 2019 e têm no registro o escritório panamenho OMC.
Vale lembrar que, em julho deste ano, Shakira foi julgada por sonegação fiscal na Espanha. De acordo com a investigação, a cantora deixou de pagar R$ 87,2 milhões em impostos sobre a renda auferida entre 2012 e 2014.
Por meio da assessoria de imprensa, a cantora colombiana negou qualquer irregularidade e informou que os negócios são uma "questão puramente operacional e comercial".
Os Pandora Papers, uma investigação que envolve o jornal The Washington Post, a rede britânica BBC, a Radio France, o jornal alemão Die Zeit e a TV japonesa NHK, analisaram cerca de 11,9 milhões de documentos confidenciais. Além de Shakira, estão entre os citados outras estrelas da música, como Elton John e o ex-beatle Ringo Starr, e líderes políticos, como o ministro da Economia, Paulo Guedes.